sábado, 1 de junho de 2013

Melhores condições de operacionalidade para as empresas marítimo-turísticas na Madalena do Pico

O Governo dos Açores instalou pontões flutuantes temporários no Porto Velho da Madalena, no Pico, para que as empresas marítimo-turísticas tenham melhores condições para efetuar o embarque e desembarque dos passageiros.

Esta foi uma reivindicação transmitida pelos empresários do setor na recente visita estatutária que o Governo dos Açores efetuou à ilha do Pico, tendo o Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurado, na altura, a sua rápida resolução.

Vítor Fraga constatou hoje no local que os pontões estão já instalados e ao serviço das embarcações marítimo-turísticas.

No final da visita, o Secretário Regional salientou aos jornalistas que esta deslocação ao Porto Velho e a reunião que manteve com os empresários do setor enquadram-se no seguimento da visita estatuária do Executivo, durante a qual "foi assumido um primeiro compromisso, que era o de colocar os pontões para as marítimo-turísticas aqui no cais”.

“Esse compromisso foi assumido e está cumprido”, frisou.

Relativamente ao abastecimento de combustível daquelas embarcações, Vítor Fraga lembrou que esta é uma situação que envolve o fornecedor e a Polícia Marítima, havendo uma solução que, no entanto, “acarreta custos acrescidos para os empresários”.

Perante esta questão, o titular da pasta do Turismo assegurou que o Governo dos Açores irá “envidar todos os esforços, junto das autoridades competentes para minimizar” esta que é “uma situação momentânea” até estarem concluídas as obras do Porto da Madalena.

Igualmente num curto espaço de tempo será garantido provisoriamente o abastecimento de água e eletricidade, que permitirá “resolver o problema para este período de época alta”.

Nesta deslocação, o Secretário Regional visitou ainda a Aldeia da Fonte e a Casa do Ouvidor, dois empreendimentos turísticos “que são efetivamente bons exemplos, exemplos de sucesso”.

Nesse sentido, considerou que estes exemplos devem servir para “aprendermos com eles e olharmos de forma a qualificar o mais possível a nossa oferta turística”, tornando-a “diferenciadora junto dos principais mercados emissores”, disse Vítor Fraga.

Anexos:
2013.06.01-SRTT-PortoMadalenaPico.mp3

GaCS

Sem comentários: