sábado, 1 de junho de 2013

Governo dos Açores estende projeto-piloto de Educação Parental à Terceira e Faial - retificada

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que o Governo dos Açores vai estender este ano às ilhas Terceira e Faial o projeto-piloto de Educação Parental, iniciativa que visa proporcionar apoio socioeducativo a pais com crianças dos 2 aos 13 anos.

Este projeto teve início em 2011 e foi implementado em todos os concelhos de São Miguel, tendo sido criados no ano passado 10 grupos de educação parental, que abrangeram 82 pais e 71 crianças.

“Hoje em dia temos uma sociedade que tem que dar espaço para as crianças brincarem, para se desenvolverem de uma forma saudável”, salientou Piedade Lalanda, numa intervenção no III Encontro das Famílias dos Grupos de Educação Parental, que decorreu hoje na Reserva Florestal do Pinhal da Paz, em São Miguel.

O objetivo principal deste projeto é, segundo a Secretária Regional, “ajudar as famílias a serem felizes, a respeitarem os direitos das crianças”.

Piedade Lalanda salientou ainda que esta iniciativa governamental, promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), pretende também contribuir para existência de “famílias sem violência”.

“A violência não é linguagem que ensina. A violência marca, às vezes, de forma muito negativa, mas a firmeza não. A firmeza ajuda a educar. Famílias felizes são famílias sem violência”, disse, frisando que, se os filhos forem felizes em casa, “vão ser pais e mães felizes nas suas casas, no futuro”.

No evento, que visou ainda assinalar o Dia Mundial da Criança, que hoje se comemora, Piedade Lalanda lembrou a importância desta data e de alguns direitos das crianças, como a proteção, a educação e a brincadeira.

“As crianças fazem parte da família e não podem ser esquecidas”, sublinhou, considerando que “o Dia Mundial da Criança existe, sobretudo, para lembrar que as famílias têm que ser felizes, porque as crianças só podem ser felizes quando as famílias são felizes”.

No encontro que hoje decorreu no Pinhal da Paz marcaram presença mais de três dezenas de pessoas que participaram no projeto-piloto de Educação Parental e que hoje receberam os seus certificados de participação.

Para a Secretária Regional, a entrega dos certificados de participação foi “um momento alto”, uma vez que não se trata apenas de um diploma, mas sim “uma forma de recordar que aquilo que aprenderam é para ser colocado em prática”.




GaCS

Sem comentários: