sábado, 1 de junho de 2013

Secretaria Regional dos Recursos Naturais disponibiliza ao público dados sobre qualidade do ar

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção de Serviços de Monotorização, Avaliação Ambiental e Licenciamento, da Direção Regional do Ambiente, assegura a monitorização da qualidade do ar, cujo resultado, classificado como “Bom”, está disponível no endereço eletrónico www.azores.gov.pt/Gra/srrn-ambiente.

A divulgação destes dados visa garantir o acesso do público a uma informação compreensível sobre a qualidade do ar na Região, que inclui o Índice da Qualidade, calculado com base nos dados medidos até às 15h00 de cada dia.

O Índice de Qualidade do Ar nos Açores tem recebido a classificação de “Bom”, sem registos de situações em que sejam ultrapassados os limiares de informação ou de alerta à população previstos na lei para os vários poluentes.

Nesta área de atuação, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais tem como missão propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente no combate às alterações climáticas, proteção da camada de ozono, emissão de poluentes atmosféricos, qualidade do ar ambiente, controlo integrado da poluição, prevenção de riscos graves e avaliação de impacte ambiental.

No domínio da qualidade do ar, é assegurada a recolha e o acompanhamento dos dados que resultam da medição diária de poluentes atmosféricos, nomeadamente nas três estações de monitorização da qualidade do ar da responsabilidade da Direção Regional do Ambiente.

Duas destas estações situam-se em São Miguel, uma em Ponta Delgada e outra na Ribeira Grande, estando a terceira estação instalada na freguesia da Ribeirinha, na ilha do Faial.

As estações estão equipadas com analisadores automáticos que medem poluentes como o dióxido de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3), monóxido de carbono (CO) e partículas em suspensão (PM10 e PM2,5).

Até 5 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais está a divulgar informação sobre as suas diferentes áreas orgânicas de atuação para o Ambiente.



GaCS

Sem comentários: