sexta-feira, 14 de junho de 2013

Paulo Teves defende importância das comunidades açorianas na promoção das relações transatlânticas

O Diretor Regional das Comunidades defendeu uma participação efetiva das comunidades açor descendentes no incremento das relações transatlânticas nas áreas comerciais, sociais e académicas, destacando ainda o trabalho que têm desenvolvido na preservação da identidade cultural açoriana no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

“Os Açores de hoje necessitam das suas comunidades para o aprofundamento das relações entre diversos atores, maximizando as suas potencialidades  junto das sociedades de acolhimento”, afirmou Paulo Teves, na intervenção que proferiu quinta-feira à noite na Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul.

Paulo Teves salientou o esforço das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo no contributo essencial que têm preconizado na “consolidação do Açores e da Açorianidade no mundo”.

“As comunidades açorianas e açor descentes no Brasil e, em concreto, no Estado do Rio Grande do Sul, têm demonstrado um elevado sentido de responsabilidade para com os Açores, assumindo, neste momento, um papel preponderante na divulgação das diversas valências e oportunidades que os Açores oferecem”, frisou.

Para o Diretor Regional, “agora é o momento oportuno para um reforço da presença açoriana no mundo, através de ações que vão mais além da preservação da identidade cultural açoriana”.

Paulo Teves, além dos encontros mantidos com o Instituto Cultural Português de Porto Alegre, Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul e Vice Cônsul de Portugal em Porto Alegre, reuniu-se com o Prefeito de Gravataí, cidade que está a comemorar o 250.º aniversário e onde se situa a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

Nestas reuniões, foi possível destacar o papel interventivo das diversas associações parceiras do Governo dos Açores na dinamização e divulgação da herança cultural açoriana presente no Estado há mais de 260 anos.

Hoje, Paulo Teves reúne-se com a direção da Casa dos Açores de S. Paulo e com a comunidade de emigrantes açorianos residentes naquele estado brasileiro.

No sábado, parte para o Estado de Santa Catarina, onde tem encontros agendados com o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeito de Florianópolis, Fundação Cultural Franklin de Cascaes e Instituto Histórico e Geográfico, além da direção da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina e da comunidade de descendentes de açorianos.




GaCS

Sem comentários: