segunda-feira, 3 de junho de 2013

Piedade Lalanda elogia funcionamento da Irmandade do Livramento

A Secretária Regional da Solidariedade Social elogiou o modelo de funcionamento da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento de Angra do Heroísmo, instituição que hoje visitou.

Piedade Lalanda, em declarações no final da visita, considerou que a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento “dá uma resposta extremamente necessária” a crianças que estão “fora do seu ambiente familiar, dando-lhes o direito a um espaço institucional o mais próximo do espírito familiar”.

Esta postura, segundo a Secretária Regional, contrasta com a ideia passada de “asilo”, onde “se 'armazenavam' crianças e não se acolhiam propriamente crianças”.

Piedade Lalanda reconheceu o “percurso de adaptação” da Irmandade ao longo dos tempos, “transformando em pequenas unidades aquilo que era uma massificação do acolhimento institucional”, sendo hoje uma comunidade com casas “onde os jovens, com idades mais aproximadas, vão aprendendo também a ter uma relação afetiva entre si e com os responsáveis da instituição”.

A Secretária Regional destacou também o “esforço de gestão” que verificou na instituição, com estratégias diversas “de gestão mais adequada e eficiente”, dando como exemplo a “centralização das compras”, que permite poupanças substanciais.

“A prova de que não é preciso ter razões (de restrição) financeiras para fazer uma boa gestão está aqui nesta casa”, sublinhou Piedade Lalanda, destacando o facto de a Irmandade poupar “sem por em causa a qualidade do acolhimento às crianças”.

A Irmandade do Livramento possui de 13 valências, incluindo um colégio, e acolhe 135 crianças, que dispõem de um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com vários tipos de apoio, como o acompanhamento escolar.


Anexos:
2013.06.03-SRSS-Livramento.mp3

GaCS

Sem comentários: