sábado, 8 de junho de 2013

Projeto “Açores Entre Mares” envolveu mais de 3.500 pessoas

O projeto "Açores Entre Mares", dinamizado pelo Governo Regional, que terminou hoje, Dia Mundial dos Oceanos, envolveu mais de 120 atividades relacionadas com o mar, num total que ultrapassou 160 organizações e 3.500 pessoas.

O final do projeto foi assinalado com um passeio marítimo, a partir do Porto de São Mateus, na ilha Terceira, em que participou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar.

Frederico Cardigos, em declarações aos jornalistas, manifestou satisfação pela adesão que registou o “Açores Entre Mares”, sublinhando o facto de “dezenas” das atividades realizadas entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos terem sido “geradas na própria sociedade”.

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar destacou ainda o facto de, neste período, terem estado mais de 3.500 pessoas a “usufruir do mar, a pensar sobre o mar e a planear a utilização futura do mar”.

As questões “essenciais” que motivaram este projeto, para serem debatidas pela população, centram-se nas utilizações que são passivas de ser feitas no mar dos Açores, mas também na promoção da consciencialização sobre as limitações, “essencialmente ambientais, que podem, de alguma forma, restringir uma utilização mais abrangente”.

O passeio marítimo hoje realizado serviu também para assinalar a abertura oficial da época Pesca-Turismo 2013, uma iniciativa também integrada no “Açores Entre Mares”, que Frederico Cardigos considerou ser “uma atividade que tenta congregar três vetores que são muito importantes para os Açores”.

O primeiro desses vetores é a diversificação da atividade da pesca profissional tradicional, com a exploração de novos recursos e iniciativas paralelas, como é o caso do turismo.

Por outro lado, acrescentou o Diretor Regional, a pesca-turismo oferece uma nova componente de animação, com “uma componente marítima enriquecida com o convívio com uma atividade profissional muito interessante”.

O terceiro vetor que Frederico Cardigos indicou tem a ver com “a dignificação da atividade da pesca, através da integração da própria comunidade familiar dos pescadores” em iniciativas produtivas.

Esta iniciativa, pioneira no país, é da responsabilidade da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores, com sede no Porto de São Mateus.

O pacote de pesca-turismo inclui uma recepção na sede da associação, seguida de uma visita guiada ao Porto de Pescas e ao núcleo museológico ali existente, ocasião em que uma guia aborda a história da pesca na localidade, os tipos de embarcações e as artes de pesca a utilizar na saída para o mar, além das espécies passíveis de captura.

Uma vez no local de pesca, a arte de pesca (à linha) é demonstrada por pescadores, após o que cabe aos turistas exercer a atividade piscatória.

No regresso, é preparada uma refeição num restaurante local em que o pescado capturado é o elemento essencial.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: