sábado, 8 de junho de 2013

Luís Cabral congratula-se por se ter atingido 30 mil consultas anuais de saúde oral pública

O Secretário Regional da Saúde expressou hoje a “satisfação do Governo por se ter atingido as 30 mil consultas anuais de saúde oral pública” nos hospitais e centros de saúde dos Açores, confirmando o sucesso de “uma medida pioneira na Região”.

Luís Cabral, no discurso que proferiu na VII Reunião de Saúde Oral dos Açores, realizada em Santa Cruz da Graciosa, frisou que esta é uma área onde há "razões para estar orgulhosos”, considerando que os números são elucidativos, já que, em 2002, se realizavam 20 mil consultas de saúde oral e presentemente já se ultrapassaram as 30 mil, uma meta que tinha sido definida pelos promotores do projeto.

Entre as medidas que contribuíram para este sucesso está a decisão do Governo de dotar os centros de saúde com médicos dentistas e de ter sido criado um programa regional específico, para melhorar “tanto a prevenção como a reposta atempada dos tratamentos”.

Atualmente, existem nos Açores 22 médicos dentistas a trabalhar nos vários centros de saúde da Região.

Esta opção garantiu uma melhor acessibilidade, com resultados na saúde oral das grávidas, das crianças, dos idosos e dos doentes crónicos, sendo que também no âmbito do Plano Regional de Saúde Escolar estão previstas medidas de vigilância e acompanhamento que incluem a saúde oral das crianças.

Esta medida faz com que os Açores sejam a única região do país onde existe medicina dentária pública de uma forma organizada e com elevada qualidade, “reconhecida, aliás, por todas as organizações de saúde oral do país”.

Luís Cabral sublinhou ainda “o interesse de encontros” como o que se realizou na Graciosa, que permitem que os médicos dentistas que trabalham na Região tenham uma oportunidade “de manter o contato com novas tecnologias” nesta área.


Anexos:
2013.06.08.SRS-SaúdeOral.mp3

GaCS

Sem comentários: