sábado, 8 de junho de 2013

Sistema de arejamento da Lagoa das Furnas vai ser desativado para manutenção

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais vai proceder à desativação temporária, a partir de terça-feira, do sistema de arejamento da Lagoa das Furnas, em São Miguel, para trabalhos de manutenção.

Nas próximas duas semanas, a Direção Regional do Ambiente e uma empresa regional contratada para o efeito vão trazer as linhas de arejamento até à superfície, proceder à sua limpeza e submergi-las de novo.

Devido à necessidade de realizar estes trabalhos de manutenção, prevê-se alguma ressuspensão de sedimentos e a ocorrência de “blooms algais”.

Apesar do aparato que esta operação envolve e da curiosidade que pode despertar, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais alerta que deve ser mantida uma distância mínima de segurança dos trabalhos.

O arejamento da lagoa das Furnas é uma medida de remediação direta na massa hídrica e constitui uma intervenção que visa sustentar a reabilitação lagunar até se consolidarem os efeitos das medidas de ordenamento implementadas nesta bacia hidrográfica.

A técnica, designada por arejamento por destratificação, é utilizada durante o período estival, por forma a limitar a ocorrência de desenvolvimentos explosivos de microalgas.

A injeção do ar comprimido é feita junto ao fundo da lagoa, através de tubagens com extensão de várias centenas de metros, criando-se cortinas de bolhas que, no seu movimento ascendente, arrastam com elas a massa de água das camadas mais profundas sendo, naturalmente, oxigenada à superfície.




GaCS

Sem comentários: