quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reforma do financiamento das IPSS pretende servir “mais e melhor” os Açorianos, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que está concluído o trabalho da reforma do financiamento público às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), assente no lema de servir “mais e melhor” os utentes das várias valências existentes na Região.

“Estas alterações são feitas em função dos utentes de cada uma das valências que existem nos Açores e não em função dos custos das instituições, contribuindo, por essa via, para o desenvolvimento de uma resposta cada vez mais eficaz e eficiente”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava no lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, na Ilha Terceira, assegurou que “mais e melhor” constitui o objetivo do seu Executivo neste processo, uma vez que se pretende alargar as condições para beneficiar mais pessoas e, simultaneamente, tornar cada vez mais eficiente e eficaz a ação do Governo.

Neste sentido, a reforma em causa prevê que se passe de um financiamento de cerca de 52 milhões de euros às IPSS para um valor que ultrapassará os 53,5 milhões.

“Nesta conjuntura, faz sentido, tem razão de ser esse esforço acrescido de financiamento das IPSS, sobretudo para conseguirmos esse objetivo de não deixarmos ninguém para trás”, numa parceria entre o Governo e as instituições, realçou Vasco Cordeiro.

Além disso, será ampliada a capacidade de resposta das IPSS, permitindo que, por exemplo, no número de camas para idosos se verifique um aumento de cerca de dois milhares, disse Vasco Cordeiro, adiantando que o Governo pretende introduzir um critério que valorize, cada vez mais, a eficácia da gestão e do trabalho que estas instituições desenvolvem.

“Consiste na definição de um critério transparente e rigoroso que iguala o apoio de todas instituições em função da sua atividade, introduzindo um apoio por utente e diferenciado em função das diversas valências”, explicou o Presidente do Governo.

A consequência dessa reforma é que, das cerca de 233 IPSS com as quais existem protocolos, 173 mantêm ou reforçam o seu financiamento, sendo que cerca 60 terão o valor ajustado.

“Os Açores dispõem atualmente de uma rede de apoio social sem paralelo no país, fruto do empenhamento de centenas de instituições e de milhares de Açorianos que, todos os dias, prestam um serviço inestimável a todos os que usufruem dos resultados das parcerias” entre as instituições e o Governo, salientou Vasco Cordeiro.

Relativamente ao futuro Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, o Presidente do Governo referiu que este investimento, superior a um milhão de euros, enquadra-se na prioridade política muito bem definida de coesão social, através do apoio às Açorianas e aos Açorianos, sobretudo nesta conjuntura.

“Entendemos que é nossa obrigação, enquanto entidade pública, cuidar e apoiar os que já muito contribuíram para o progresso e para o desenvolvimento da nossa terra, ou seja, os nossos idosos”, disse.

Nesse sentido, anunciou que o Governo vai prosseguir com as obras de construção dos centros de Dia e de Convívio e do Serviço de Apoio Domiciliário de Porto Judeu, na ilha Terceira, com a construção do Lar de Idosos do Pico da Pedra e com a ampliação do Lar de Idosos na Maia, em São Miguel, e com a construção dos Centros de Dia e de Noite da Urzelina, em São Jorge, para além de outros investimentos que já estão projetados, como a ampliação do Lar de Idosos da Piedade, na ilha do Pico, e a melhoria dos Serviços de Apoio ao Lar de Idosos, na ilha do Corvo.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: