quarta-feira, 12 de junho de 2013

Escolas do 1.º ciclo nos Açores vão ter reforço técnico e pedagógico para combater insucesso escolar

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC) vai colocar no terreno, no próximo ano letivo, três equipas de professores para dar apoio técnico e pedagógico às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de Português e Matemática.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, salientou que esta medida visa “atacar o insucesso escolar”, uma questão que estará também em debate no início de julho, em Angra do Heroísmo, na reunião da Comissão Permanente das Unidades Orgânicas do Ensino Público.

Uma das equipas terá a seu cargo as ilhas de Santa Maria e São Miguel, outra atuará na Terceira, Graciosa e São Jorge e a terceira equipa abrangerá as ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo.

Luiz Fagundes Duarte considerou que os resultados obtidos nas provas finais de 4.º ano, hoje divulgados, “são animadores", mas salientou que devem servir para "refletir sobre aquilo que devemos fazer” para ultrapassar as dificuldades ainda persistentes no sistema regional de educação.

Em termos regionais, os resultados hoje conhecidos indicam que, na prova de Língua Portuguesa, a média desceu de 65 por cento em 2012 para 41,3 por cento em 2013, enquanto na prova de Matemática se registou uma subida de 37 para 46,58 por cento.

A tendência regional acompanhou, de resto, o que registou a nível nacional, onde a Língua Portuguesa desceu de 66 para 48 por cento, enquanto na Matemática a média subiu de 54 para 56,9 por cento.



GaCS

Sem comentários: