sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rodrigo Oliveira destaca "interesse mútuo" no aprofundamento da cooperação entre os Açores e a Bélgica

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas recebeu hoje, em audiência, o Embaixador da Bélgica em Portugal, Pierre Bernard, tendo realçado “o grande interesse mútuo no aprofundamento das relações de cooperação entre os Açores e Bélgica, em diversos domínios”.

Rodrigo Oliveira, que falava no final do encontro, realizado no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, destacou a importância das “ligações históricas que unem os Açores e a Bélgica, muito em especial a região flamenga, por força do povoamento dos séculos XV e XVI e de nomes como Jacques de Bruges, Joss van Hurtere ou Wilhelm van der Haegen, dos quais nos chegaram até hoje influências claras, especialmente no grupo Central, ao nível da toponímia e de diversos nomes de família, ou ainda na arquitetura, como nos moinhos de vento do Faial”.

“Atualmente, a pertença à União Europeia e os estatutos semelhantes das regiões belgas e dos Açores, com amplos poderes políticos e legislativos, leva à existência de um relacionamento no âmbito das organizações de cooperação inter-regional europeias, por exemplo, através da participação na Conferência das Regiões com Poderes Legislativos ou no Comité das Regiões”, salientou o Subsecretário Regional.

Durante a audiência, foi também abordada a importância da Bélgica como mercado emissor de turistas para os Açores, com destaque para os últimos dois anos e a existência de ligações aéreas diretas, de abril a outubro, entre Ponta Delgada e Bruxelas.

“Os Açores estão a menos de quatro horas de voo de Bruxelas, sendo este um mercado importante e com potencial de crescimento”, frisou Rodrigo Oliveira.

No encontro com o Embaixador Pierre Bernard, que se fez acompanhar do Cônsul Honorário da Bélgica em Ponta Delgada, José Braz, foram abordadas ainda as potencialidades de uma maior cooperação entre instituições dos Açores e da Bélgica na área científica, com especial destaque para os domínios relacionados com o mar, bem como na área da cultura.




GaCS

Sem comentários: