segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sérgio Ávila enaltece trabalho das Juntas de Freguesia na Região

O Vice-Presidente do Governo enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia nos Açores, considerando que prestam um serviço de proximidade insubstituível pelo empenho que os seus membros põem em servir as populações, apesar dos recursos limitados de que dispõem.

Sérgio Ávila, que falava domingo na sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória, na ilha Terceira, recordou que esta autarquia possui uma população superior à de “mais de metade dos municípios da Região”, o que implica um esforço grande para lidar com “uma dimensão e complexidade de problemas”, com recursos muito inferiores aos dos municípios.

Por isso, Sérgio Ávila frisou ser “justo prestar uma grande homenagem” à Junta de Freguesia e ao seu Presidente, pelo “extraordinário trabalho que têm feito”, face à dimensão dos problemas que têm que enfrentar.

O Vice-Presidente enalteceu também o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pelo seu presidente, Roberto Monteiro, afirmando que se verificam contínuas mudanças contínuas para melhor em todo o concelho.

Sérgio Ávila referiu-se ainda à inauguração das obras de beneficiação do miradouro "General Humberto Delgado", na colina sobranceira à Base das Lajes, realizadas pela Junta de Freguesia e inauguradas no âmbito do programa comemorativo, numa cerimónia que contou com a presença de um neto do “general sem medo”.

Os Açores e a Terceira, segundo Sérgio Ávila, beneficiaram muito do trabalho do então major Humberto Delgado, que conduziu, durante a II Guerra Mundial, o processo de escolha do Aeródromo das Lajes para base militar das forças britânicas e, posteriormente, a integração dos norte-americanos na base, o que levou a duas ampliações da infraestrutura e à criação de postos de trabalho para a população da ilha e de outras do arquipélago.

Sérgio Ávila considerou "exemplar" o trabalho desenvolvido por Humberto Delgado, porque teve que lutar com convicção para fazer valer os seus argumentos sobre a localização da base nas Lajes junto dos Governos de Portugal e do Reino Unido.

“Há lutas do passado que são lutas do presente e, para ganharmos as lutas do presente, temos que invocar este espírito e estes valores”, afirmou o Vice-Presidente do Governo, numa referência à atual situação da Base das Lajes na sequência da anunciada redução das forças norte-americanas.

A construção do miradouro agora reabilitado foi a primeira homenagem prestada ao então Major-Aviador Humberto Delgado promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, em meados da década de 40 do século passado, muito antes de este militar se ter celebrizado por concorrer à Presidência da República, em 1958.


Anexos:
2013.06.09-VP-DiaFreguesiaSanta Cruz.mp3


GaCS

Sem comentários: