segunda-feira, 14 de março de 2016

Governo disponibiliza novos conteúdos no portal ‘Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores’

O portal ‘Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores’, um banco online de conteúdos multimédia sobre ambiente e conservação da natureza, disponível no endereço eletrónicohttp://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html, tem novos conteúdos que podem ser livre e gratuitamente utilizados para fins educativos e não comerciais.

Este portal, gerido pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, foi construído para fins educativos e promocionais e pretende ser uma ferramenta especialmente útil em contexto escolar.

O portal pretende ainda facultar informação rigorosa, mas acessível, a todos os interessados em conhecer mais sobre a biodiversidade e a geodiversidade dos Açores e sobre a relação Homem-Ambiente na utilização dos recursos naturais no arquipélago.

O SIARAM que está em constante atualização passa, através de uma colaboração estabelecida com a Universidade dos Açores (UAç), a abranger as temáticas dos ecossistemas e recursos marinhos, assim como da sua biodiversidade.

Nesta primeira fase, o destaque vai para ‘Peixes, Moluscos, Mamíferos, Artrópodes, Répteis, Corais de Água Fria, Algas e Montes Submarinos’, com fotografias e testemunhos em vídeo de investigadores dos departamentos de Oceanografia e Pescas e de Biologia da UAç.

Destacam-se, também, os novos conteúdos sobre a Península do Capelo, no Faial, os Ilhéus da Madalena, Montanha do Pico e Lajido de Santa Luzia, na ilha do Pico, a Pedreira do Campo, Ponta do Castelo e Poço da Pedreira em Santa Maria e, ainda, a Cordilheira Vulcânica Central, em São Jorge, todos geosítios inseridos no Geoparque Açores.

Com a disponibilização de conteúdos sobre o Jardim José do Canto, na cidade de Ponta Delgada, completou-se a abordagem aos grandes jardins dos Açores em que se incluem os jardins Duque da Terceira, na ilha Terceira, António Borges, do Palácio de Santana e do Parque Terra Nostra, em São Miguel.

Está também disponível o documentário que integra a candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera da Unesco, prosseguindo, aliás, o trabalho de levantamento das Fajãs dos Açores.

Os interessados já podem consultar os conteúdos das fajãs do Calhau, Ribeira Quente e Costa da Povoação, em São Miguel, e das Fajãs Vasco Martins, Rasa, Manuel Teixeira, João Dias, Bodes, Saramagueira, Cavalete, Ginjal, Além Sul, Fragueira, Mero, Penedia, Ouvidor, Entre Ribeiras e Labaçal, na ilha de São Jorge.



GaCS

Sem comentários: