quarta-feira, 2 de março de 2016

Governo dos Açores apoia 172 projetos destinados aos jovens

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, aprovou, ouvida a comissão de apreciação dos pedidos de apoio para a juventude, o financiamento de 172 projetos para a realização de atividades nas áreas do associativismo, incentivo à criatividade, mobilidade dos jovens, cidadania e empreendedorismo social, num valor global de cerca de 340 mil euros.

Na área do associativismo juvenil, ao abrigo do Programa de Incentivo às Associações Juvenis (PIAJ), foram apoiados 89 projetos nas áreas cultural, social, recreativa, formativa e de ocupação de tempos livres, envolvendo cerca de 4.700 jovens, num valor aproximado de 105 mil euros.

No âmbito do programa de empreendedorismo social Jovens+, que tem como áreas prioritárias a prevenção do abandono escolar precoce, a promoção da inclusão de jovens com menos oportunidades e do voluntariado jovem, bem como o incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade dos jovens e o desenvolvimento de parcerias e integração em rede em projetos internacionais, foram financiados, em 50.800 euros, cinco projetos, que envolvem 3.280 jovens.

Foram, ainda, aprovadas todas as candidaturas apresentadas ao programa Bento de Góis, o qual visa promover a mobilidade regional, nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.

Assim, os 29 projetos integrados na Ação I - Mobilidade nos Açores e em todo o Território Nacional, envolvendo cerca de 450 jovens, foram financiados em 29 mil euros, enquanto os 12 projetos a realizar na Ação III - Mobilidade Internacional, que permitirão a deslocação de 142 jovens açorianos para intercâmbios e visitas de estudo ao Canadá, EUA, França, Espanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Inglaterra, foram apoiados em 11.500 euros.

Com o objetivo de proporcionar aos jovens os meios que lhes permitam desenvolver a sua criatividade e transformar ideias em iniciativas culturais e artísticas, foi aprovado o financiamento de 24 candidaturas apresentadas ao programa Põe-te em Cena, no montante de 34 mil euros, e de 35 mil euros para a realização da Mostra LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores.

Para a realização de atividades de campos de férias foram investidos 6.800 euros em nove projetos submetidos ao programa Entra em Campo, que envolvem mais de uma centena e meia de jovens.

Todos os programas do Governo dos Açores destinados aos jovens, enquadrados nas atribuições da Direção Regional da Juventude, estão devidamente regulamentados e disponíveis no Portal da Juventude Açores (www.juventude.azores.gov.pt), através do qual são submetidas as respetivas candidaturas.



GaCS

Sem comentários: