segunda-feira, 14 de março de 2016

Governo dos Açores reforça proteção costeira no porto de São Lourenço, em Santa Maria

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, está a proceder a uma obra de requalificação e proteção costeira no porto de São Lourenço, na ilha de Santa Maria.

A empreitada, que representa um investimento de cerca de 98 mil euros, irá abranger uma área aproximada de 450m2, incluindo o reforço do prisma de proteção existente.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em visita ao local, afirmou que as obras de requalificação do porto de São Lourenço vão trazer “melhores condições de segurança e operacionalidade” aos utilizadores daquela infraestrutura, que apresenta “algumas fragilidades resultantes das intempéries verificadas ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da rampa de varagem, escadas de acesso, e muros de proteção”.

Fausto Brito e Abreu referiu que "se as condições meteorológicas o permitirem, a obra deve estar terminada antes da próxima época balnear".

Está prevista a demolição do troço inicial do antigo muro de proteção, que foi arrancado pela força do mar, e proceder-se-á à construção de um novo muro em toda a extensão, ladeando o prisma de proteção, no limite da plataforma.

Será também construído um enrocamento, com a colocação de blocos de pedra de basalto, subindo-se a cota do prisma de proteção até altura do muro de delimitação, garantindo-se uma proteção mais eficiente da plataforma do portinho e minimizando-se o risco de galgamento.

A intervenção no Porto de São Lourenço é um compromisso assumido pelo Governo dos Açores, que tem previstas diversas intervenções na orla costeira de todas as ilhas do arquipélago como parte da sua estratégia para proteger e requalificar as zonas costeiras face às intempéries e ao processo natural de erosão das costas.



GaCS

Sem comentários: