segunda-feira, 7 de março de 2016

Protocolo entre o Governo dos Açores e o Exército permite reforçar habilitações académicas a militares

Uma dezena de militares do Exército receberam hoje, em Ponta Delgada, diplomas de certificação de competências, de nível secundário, após terem frequentado formação ministrada no âmbito da Rede Valorizar.

Trata-se de mais um resultado do protocolo celebrado entre o Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, e o Exército português, ao abrigo do qual foram já certificados 52 militares a prestar serviço na Região, dos quais 32 com o 9.º ano e 20 com o 12.º ano.

Na cerimónia de entrega dos certificados, que decorreu no Forte de S. Brás, o Vice-Presidente do Governo manifestou satisfação pelos resultados alcançados com esta parceria, sublinhando “ser muito bom saber que no Regimento de Angra do Heroísmo já não há nenhum militar sem o 9.º ano de escolaridade”.

Para Sérgio Ávila, isso é motivo para “um grande elogio” à Zona Militar dos Açores, sublinhando esperar que prossiga o bom entendimento e, assim, se possa “permitir que todos aqueles que abraçam a vida militar, nunca pondo em causa as funções essenciais dessa atividade, complementem as suas qualificações com o reforço das habilitações académicas”.

O Vice-Presidente salientou que, face ao êxito até agora alcançado pela colaboração entre o Governo dos Açores e o Exército, “fica a disponibilidade total e absoluta” do Executivo para “dar continuidade a este projeto e reforçá-lo na medida em que considerarem oportuno”.

No âmbito da Rede Valorizar foram já certificados 3.058 adultos, nos últimos anos, com o 9.º e o 12.º anos de escolaridade, o que tem tido reflexos significativos no mercado de trabalho.

Nesse sentido, entre 2013 e 2015, aumentou em quatro por cento o número de trabalhadores que detinham habilitações académicas do nível do Ensino Secundário e em dois por cento os detentores de Ensino Superior, o que significa que a população empregada nos Açores é cada vez mais qualificada.

Anexos:
2016.03.07-VPGR-EntregaDiplomasMilitares.mp3

GaCS

Sem comentários: