quarta-feira, 13 de julho de 2016

Açores com média positiva a sete disciplinas na 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário

Os Açores registaram média positiva em sete das 21 disciplinas realizadas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

A Região voltou a obter média positiva nas disciplinas de Inglês, Alemão, Desenho A, Latim A e Português Língua não Materna e atinge este ano nota positiva em História e Cultura das Artes e Física e Química A.

A média regional supera a média nacional nas disciplinas de Inglês, com 142,39 (média nacional de 137), e de História e Cultura das Artes, com 124,9 (média nacional de 88).

Relativamente a 2015, a média regional melhorou em nove disciplinas, nomeadamente Alemão, Inglês, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Filosofia, Física e Química A, Geografia A, História e Cultura das Artes e Literatura Portuguesa.

Nas disciplinas de Matemática A e de Português, a média desceu ligeiramente, em linha com a tendência também registada a nível nacional.

A Português registou-se uma descida de 1,74 nos Açores, passando de 95,96 para 94,22, e de dois pontos a nível nacional, 102 para 100, enquanto em Matemática A, a Região desceu 15,81, de 103,54 para 87,73, enquanto a média nacional desceu nove pontos, de 105 para 96.

Os resultados obtidos nos Exames Nacionais do Ensino Secundário, que valem 30% da classificação final da disciplina, traduzem apenas uma parte do trabalho desenvolvido nas escolas pelos alunos, professores, técnicos e dirigentes escolares.

Apesar disso, estes resultados devem interpelar e motivar todos para, sem resignação e reconhecendo o caminho já percorrido, serem implementadas estratégias pedagógicas, organizativas e de gestão do currículo que respondam aos problemas diagnosticados e traduzam o compromisso de cada escola e de cada docente com o sucesso educativo dos seus alunos.



GaCS

Sem comentários: