quarta-feira, 13 de julho de 2016

Governo dos Açores vai intervir na orla costeira dos Fenais, na Graciosa

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje, na Graciosa, que está acompanhar a evolução da erosão da orla costeira dos Fenais, na freguesia de São Mateus, assegurando que “a obra de proteção necessária vai ser executada”.

Filipe Porteiro falava durante uma visita ao local, acompanhado pelos presidentes da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e da Junta de Freguesia de São Mateus, para avaliar a extensão e a gravidade das derrocadas registadas recentemente.

“Existe a necessidade de intervir no local, dado que a erosão está a pôr em risco algumas casas”, frisou o Diretor Regional, acrescentando que “a intervenção na zona mais afetada, junto a uma moradia, está a ser preparada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, em conjunto com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa”.

No seguimento da derrocada que fez com que “a crista da falésia recuasse consideravelmente”, os técnicos do Parque Natural de Ilha e da Câmara Municipal de Santa Cruz já se haviam deslocado ao local, tendo a Direção Regional dos Assuntos do Mar solicitado também ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) uma vistoria, que decorrerá quinta-feira, para avaliar a sua estabilidade.

Filipe Porteiro salientou que “o projeto de intervenção para o local terá em consideração a informação técnica que será produzida perante esta nova derrocada”, que ocorreu num local adjacente a um enrocamento existente na base desta falésia.

O Diretor Regional afirmou ainda que, para além da vulnerabilidade natural da falésia dos Fenais à erosão, existem várias condutas de descargas de águas pluviais que “estão a afetar a estabilidade desta falésia”, considerando-se, por isso, “necessário construir descarregadores que levem a água até à base”.

Anexos:




GaCS

Sem comentários: