quinta-feira, 14 de julho de 2016

Concurso para reforço do manto de proteção do molhe principal do Porto de Ponta Delgada já foi lançado

Foi lançado hoje o concurso para reforço do manto de proteção do molhe principal do Porto de Ponta Delgada, através da publicação do respetivo anúncio em Diário da República.

O concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de nove milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 365 dias, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde.

Esta empreitada prevê uma intervenção para reforço da zona de inflexão do denominado ‘cotovelo’ do molhe comercial, com regularização do submanto e construção de um novo manto de proteção com novos cubos Antifer de 670 Kn, iguais aos blocos que se encontram na cabeça do molhe, a serem colocados em duas camadas, solução que apresenta um formato de leque, com cerca de 120 metros de desenvolvimento no pé do talude e cerca de 80 metros no coroamento.

No âmbito desta obra vai também ser promovido um reforço adicional do manto para redução de galgamentos, entre os perfis 23 e 28, segundo a numeração de uso corrente no Porto de Ponta Delgada, numa extensão aproximada de 100 metros, com duas camadas de tetrápodes de 250 Kn, peso igual ao dos tetrápodes já ali existentes.

A solução de trabalhos adotada prevê, por outro lado, o aumento da cota de coroamento e da largura da berma do manto, de forma a minorar os efeitos dos eventuais galgamentos que ocorram em alturas do ano de maior agitação marítima.

Os interessados têm agora 35 dias para apresentar as propostas para execução da empreitada.

Recorde-se que a última grande intervenção no manto do molhe de proteção do Porto de Ponta Delgada foi efetuada entre os anos 1997-1999 e decorreu na sequência dos estragos provocados pela grande tempestade de 25 de dezembro de 1996.



GaCS

Sem comentários: