sexta-feira, 15 de julho de 2016

Empreitada de construção das novas instalações do Museu Francisco Lacerda, em S. Jorge, foi adjudicada

A realização da empreitada de adaptação da antiga fábrica de conservas 'Marie d’Anjou' para acolher as novas instalações do Museu Francisco Lacerda, na Calheta, em S. Jorge, foi adjudicada por cerca de 3,6 milhões de euros, com um prazo de execução de 450 dias.

A empreitada, de acordo com o despacho de 13 de julho do Secretário Regional da Educação e Cultura, enquadra-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Governo dos Açores em matéria de defesa e valorização do património arquitetónico e cultural regional.

Com a publicação deste despacho em Jornal Oficial, na próxima semana, ficam concluídos os procedimentos necessários à adjudicação da empreitada, cujo processo se iniciou a 30 de março, à proposta apresentada pela empresa AFAVIAS – Engenharia e Construções – Açores S.A.

As novas instalações, que terão como ponto alto a música e serão implementadas nos terrenos e edifício industrial da antiga fábrica de conservas 'Marie D’Anjou', situado em frente ao porto da Calheta, pretende também associar-se à requalificação imobiliária desta vila jorgense.

Este empreendimento vai desenvolver-se por três núcleos, relacionados com a ilha, a música e a indústria conserveira, e procurará dar resposta às crescentes necessidades de reformulação e redimensionamento do espaço físico do Museu Francisco Lacerda.

As atuais instalações debatem-se com a exiguidade de espaços e outras condições que condicionam, a conservação do acervo existente, a aquisição de novo espólio e a capacidade de captação de diferentes públicos, através do Serviço Educativo e de iniciativas culturais.



GaCS

Sem comentários: