quinta-feira, 7 de julho de 2016

Inspeção Regional das Pescas efetuou mais de 700 inspeções no primeiro semestre de 2016

A Inspeção Regional das Pescas (IRP) realizou no primeiro semestre deste ano 736 inspeções em 314 missões efetuadas em todas as ilhas dos Açores, tendo sido controladas e inspecionadas mais de 2.600 toneladas de pescado.

Do total de inspeções realizadas, 623 incidiram sobre a pesca profissional e a comercialização de pescado, sendo que as restantes incidiram sobre a atividade de pesca lúdica.

A IRP já realizou, até à data, 60% das missões definidas para este ano, tendo sido realizadas, em média, no Faial, Pico, Terceira e São Miguel, onde existem núcleos inspetivos permanentes da IRP, 71 missões em cada uma destas ilhas.

Nas restantes ilhas do arquipélago, a IRP efetua deslocações regulares, tendo realizado uma média de sete missões, com 38 inspeções, em média, por ilha.

No decorrer destas missões de inspeção foram identificadas diversas situações de não cumprimento das medidas legais estabelecidas, que resultaram na instauração de 61 processos de contraordenação, dos quais 51 relacionados com atividade de pesca profissional, cinco relacionados com a comercialização de pescado e outros cinco com atividades lúdicas.

No segundo semestre deste ano, para além de continuar o trabalho inspetivo regular da IRP, vai entrar em funcionamento o sistema de videovigilância de algumas áreas costeiras da ilha de Santa Maria, Ilhéus das Formigas e Lagoa de Santo Cristo, em São Jorge, e serão também realizadas missões regulares com veículos aéreos não tripulados.

A utilização destas ferramentas tecnológicas tem como objetivo tornar o esforço inspetivo mais eficaz e aumentar a cobertura geográfica de áreas em que a IRP terá presença constante, mesmo que de forma remota, com a receção de imagens recolhidas através da videovigilância fixa e aérea.



GaCS

Sem comentários: