segunda-feira, 4 de julho de 2016

Museu de Angra do Heroísmo promove sétima edição da mostra "Viajar pela Imagem"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sexta-feira, 8 de julho, pelas 21h30, a sétima edição da mostra "Viajar pela Imagem", na qual serão apresentadas fotografias de Luís Godinho e Rui Caria que documentam experiências de viagens, contrapondo o cosmopolitismo de grandes centros urbanos à frugalidade e exotismo de comunidades remotas, num périplo por quatro continentes.

A iniciativa decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição "LISBOA | PEQUIM |LISBOA – fotografia de Pepe Brix", patente na Sala do Capítulo, que estará especialmente aberta para a ocasião, entre as 18h00 e as 21h30. 

As edições anteriores desta mostra contaram com a colaboração de Hugo Machado, Margarida Quinteiro, Rui Caria e Paulo Henrique Silva, fotógrafos e viajantes experimentados, que comentaram fotografias das suas excursões pelo mundo, dando testemunho das suas vivências noutras terras.

Imagens ilustrativas da biodiversidade dos litorais terceirenses, da autoria de 12 fotógrafos participantes do concurso fotográfico "Rave: Biodiversidade dos Ambientes Costeiros", realizado em 2014, assim como a projeção da versão integral do "Documentário Terceirense", um trabalho de 1927, da autoria de António Luís Lourenço, integraram também este programa de apresentações iniciado em 2013.

Esta festa da imagem será complementada com animação musical e petiscos no claustro do Edifício de São Francisco, num convite a trocas de impressões sobre as viagens apresentadas, feitas ou apetecidas.

Luís Godinho, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em Engenharia e Gestão do Ambiente pela Universidade dos Açores, sendo o seu trabalho fotográfico reconhecido por editores dos principais sítios de fotografia, como a National Geographic, 500px, 1x, Leica Fotografie International, entre outros, além de ter vencido o concurso nacional "Paisagens de Portugal".

Rui Caria, natural da Nazaré, começou o seu percurso profissional na área da imagem com a realização de pequenos filmes comerciais, sendo desde 2006 repórter e editor de imagem da SIC nos Açores, além de colaborar como fotojornalista com alguns jornais nacionais e internacionais.

Este ano conquistou a "Câmara de Prata" da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de fotógrafo europeu de 2016.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: