terça-feira, 5 de julho de 2016

Projeto de execução da requalificação da EBI das Capelas concluído em julho, anuncia Avelino Meneses

O projeto de execução da requalificação da Escola Básica e Integrada das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, num investimento de cerca de 7,4 milhões de euros, deverá estar concluído até ao final do mês de julho, anunciou o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava segunda-feira na apresentação do projeto à comunidade educativa, afirmou que a Secretaria Regional que tutela procederá, após a realização da "necessária revisão” por uma entidade externa, ao lançamento do concurso público para a empreitada.

“Neste momento não é possível fazer uma previsão exata de todos os timings em falta, mas trilharemos sempre o mesmo caminho. Este projeto das Capelas continuará dependente de prazos exclusivamente técnicos, jamais políticos”, assegurou.

O Secretário Regional salientou que o projeto apresentado “não contempla a construção de uma escola de raiz”, já que a utilização “mais responsável dos recursos públicos aconselhou uma outra solução”, que corresponde “a uma escola nova, digna, cómoda e segura”.

Trata-se, frisou Avelino Meneses, de “um programa funcional como se de uma nova escola se tratasse, contendo todas as necessidades e valências de um moderno estabelecimento escolar”, sendo, por isso, “a melhor solução possível”.

Neste encontro com a comunidade escolar, que contou com a participação de algumas dezenas de pessoas, o Governo dos Açores assumiu que aprovará, ainda no decurso desta semana, a autorização para o lançamento do concurso público.

Com esta obra de remodelação e ampliação, a Escola Básica e Integrada de Capelas passará a ter 46 salas de aula e duas salas de pequenos grupos.

Estas 46 salas de aula incluem dois laboratórios de ciências, um laboratório de físico-química, duas salas de EVT, duas salas de EV, uma sala de ET, três salas de informática e duas salas de música.

A escola terá ainda um núcleo para a Educação Especial, com salas próprias e instalações adaptadas.

Para a disciplina de Educação Física, além do espaço exterior e do pavilhão, a Escola Básica e Integrada de Capelas passará a contar também com uma nova sala de ginástica.

O acesso às instalações desportivas e ao auditório poderá ser feito pela comunidade educativa no período pós-letivo diretamente sem circular pelo espaço escolar.

A intervenção na escola permitirá, ainda, circular por todo o espaço escolar sem necessidade de atravessar o pátio exterior, salvaguardando-se, assim, o conforto na mobilidade entre os espaços em períodos de chuva.

No que diz respeito às áreas sociais e administrativas, será criado um novo núcleo, com uma nova cozinha e refeitório, nova sala de convívio para alunos e professores, nova biblioteca e novas áreas para a secretaria, para o Conselho Executivo e departamentos disciplinares, gabinetes para diretores de turma, sala de professores e salas de reuniões.

Anexos:
2016.07.04-SREC-EscolaCapelas.mp3

GaCS

Sem comentários: