sábado, 2 de julho de 2016

Qualidade dos trabalhos do Labjovem assegura projeção da cultura açoriana contemporânea

A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, afirmou, em Ponta Delgada, que o futuro da cultura dos Açores está garantido pela elevada qualidade e contemporaneidade dos trabalhos apresentados no âmbito do Labjovem- Concurso de Jovens Criadores dos Açores.

Pilar Damião, que falava sexta-feira na inauguração da 5.ª Mostra Labjovem, salientou que “com esta nova geração de artistas, que muito nos orgulham, sabemos que a produção cultural dos jovens açorianos já ultrapassou a realidade regional, a nacional e, daqui a um mês, chegará a território internacional com a participação da Mostra Labjovem no maior festival de artes do mundo, o Edinburgh Fringe Festival”.

Para a Diretora Regional da Juventude, o “campo da criação é, por definição, aberto e pluridisciplinar, nunca cristalizado a um espaço e a um tempo”.

Neste sentido, salientou que o Labjovem é "uma aposta na revitalização do campo artístico a partir de novos olhares, novas perspetivas, novas formas de fazer arte”.

O concurso Labjovem – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos.

Este ano, pela primeira vez, o vencedor de cada área a concurso terá a oportunidade de participar na Mostra 2016, no âmbito do Edimburgh Fringe Festival, na Escócia, de 26 de agosto a 1 de setembro.

Depois de Edimburgo, a Mostra Labjovem será apresentada em Lisboa e poderá ser visitada de 1 a 30 de outubro, na LX Factory.

O percurso da Mostra culmina na ilha Terceira, onde estará patente ao público durante o mês de novembro.

A 5.ª Mostra Labjovem inclui exposições de 27 trabalhos selecionados nas áreas de Arquitetura, Artes Plásticas, Design de Cerâmica, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Música e Vídeo.

A inauguração desta edição contou com a atuação do 1.º classificado na área de Música, Rubeshe Santos, com o projeto 'De Linha em Linha'.

A Mostra Labjovem encontra-se patente ao público na Morada da Escrita - Casa Armando Cortês-Rodrigues, em Ponta Delgada, até 22 de julho.



GaCS

Sem comentários: