sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Governo defende o conhecimento como factor de inovação e competitividade de empresas



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defendeu hoje que a transferência de conhecimento para as empresas é um factor crucial para a garantia de inovação e competitividade, frisando a aposta do Governo Regional na qualificação para a promoção do desenvolvimento sustentável das empresas.

Um dos exemplos dessa “trajectória de qualificação que nós queremos e devemos ter nos Açores”, sublinhou José Contente, foi a formação de instaladores e projecto ITED, que abrangeu cerca de 70 técnicos açorianos em 350 horas de formação.

Na cerimónia de entrega dos certificados o Secretário Regional sublinhou o facto de hoje em dia se falar muito em inovação e competitividade, dois conceitos associados ao conhecimento e à informação, sugerindo que o exemplo desta acção de formação seja replicado em outros locais. “Este é um bom exemplo de como transferir conhecimento para a modernização das empresas para que elas sejam mais competitivas e possam gerar mais valor acrescentado”, disse o governante.

José Contente felicitou as parcerias com a AICOPA e a secção regional da Associação Nacional de Engenheiros Técnicos (ANET), para a concretização desta formação, acreditada pela ATEC.

Dirigindo-se aos cerca de 70 formandos o Secretário Regional referiu que “têm agora novas responsabilidades e competências profissionais baseadas em critérios de maior exigência, e este conhecimento prático e acreditado contribui para que os Açores possam atingir novos patamares de desenvolvimento”.

José Contente anunciou ainda que com a aprovação da nova orgânica da SRCTE a ANET passa a fazer parte do Conselho Regional de Obras Públicas, um desejo e uma aspiração manifestado na abertura da formação e que fica agora concretizado.

Recorde-se que esta formação surgiu das recentes obrigações impostas pela entrada em vigor do Dec Lei n.º123/2009 , que veio impor alterações de fundo não só ao nível das estruturas dos sistemas de telecomunicações nos edifícios e nas urbanizações, mas também, ao nível da formação dos técnicos que operam nas redes ITED.

O Governo dos Açores, através da SRCTE, apoiou a realização de quatro acções de formação com a comparticipação parcial do valor de inscrição dos formandos, pagamento da reestruturação da sala de aula e aluguer de vários equipamentos didácticos para testes, ensaio e medida.

Estas formações visam atribuir competências aos técnicos não só ao nível das novas tecnologias, mas também ao nível de uma cada vez mais necessária normalização e uniformização neste tipo de infra-estruturas.

A lei obriga a que a partir de agora se exija aos técnicos um vasto conjunto de prescrições técnicas de projecto, instalação e ensaio, bem como especificações e empregabilidade de matérias e dispositivos muito específicos.



GaCS/VS

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto foi uma palhaçada primeiro o Governo da Républica e Anacom a obrigarem fazer actualização de um curso para quem ja tinha feito a formação de Habilitante da 1ªa Edição do ITED, apenas um exemplo da ridicularidade disto a actualização do curso de projectista é de 75 horas no entanto a formação de habilitanmte de projecto foi de 70 horas.
Sempre pensei que uma actualização fosse menos horas que o curso em si.
Para ajudar a isto o nosso governo dos açores sempre muito bondoso, financiou o curso nos açores para que todos os técnicos Açoreanos continuarem actualizados e claro para não perderem inscrição na ANACOM. Pois bem a ideia era muito boa mas não passou do papel o curso foi só em São Miguel logo não abrangeram todos os técnicos.
Não me venham dizer que é muito caro fazer nas outras ilhas!!!
Para o curso de projectista só é necessário uma sala com computadores, o de instalador exige mais equipamento tubagem,tomadas, caixas e equipamento de ensaios que normalmente as entidades formadoras tem. Alguém da secretaria regional de equipamento falou que uma sala de instalador custava 10 mil euros!!! Quando a vontade é pouco atira-se valores.