sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Políticas do Governo dos Açores para a integração dos deportados são referência internacional


Os Açores “são reconhecidos e são uma referência internacional no que diz respeito aos programas que o Governo tem desenvolvido para a integração dos deportados que vêm dos Estados Unidos da América e do Canadá”.


A afirmação é da Directora Regional das Comunidades que falava na conferência de imprensa para a apresentação do programa da visita aos Açores do Xerife de Bristol, Thomas Hodgson.


Para Graça Castanho o responsável Norte-Americano, “através da sua intervenção e do seu adjunto, Jamie Melo, tem sido fundamental para o sucesso do apoio que é dado aos deportados” e, nesse contexto, explica que “grande parte desse auxílio começa mesmo antes da sua chegada aos Açores”.


A visita do Xerife Thomas Hodgson decorre até ao próximo dia 22 de Novembro com um programa de actividades, cujo ponto alto é “o almoço de “Thanksgiving” que se realiza pela primeira vez, através de uma parceria entre a Direcção Regional das Comunidades e o Gabinete do Xerife do Condado de Bristol”, o que, segundo a responsável, “é uma iniciativa que permite estreitar os laços entre o país de acolhimento e a população regressada, através da oferta de uma refeição com valor sentimental e cultural que atende especialmente ao passado dos regressados”.


Graça Castanho realça a importância do almoço de “Thanksgiving” como “um momento de convívio entre os deportados, com vista à sua plena integração na sociedade açoriana”.


A oportunidade da iniciativa, conforme destaca a Directora Regional das Comunidades, permite ainda “homenagear pessoas que, tendo regressado aos Açores, tiveram a capacidade de se integrar no tecido social açoriano e pela sua actividade e exemplo contribuem para o desenvolvimento dos Açores”.


Graça Castanho destaca ainda o “espírito de reunião de boas vontades” e sublinha o “envolvimento comunitário na organização do almoço que, para além da colaboração que terá das Associações “Arrisca” e “Novo Dia”, será confeccionado com a colaboração de voluntários dirigidos pelo Xerife Thomas Hodgson, respeitando a tradição norte-americana”.


O programa da visita aos Açores do Xerife de Bristol integra ainda um momento institucional de destaque com a audiência com o Presidente do Governo dos Açores, Carlos César.


O Xerife Thomas Hodgson vai visitar a PSP em Ponta Delgada, onde terá a oportunidade de integrar uma actividade formativa, onde os policiais trocarão experiências e falarão das actividades que desenvolvem em ambas as realidades onde se integram.


O programa da visita do responsável norte-americano, revela Graça Castanho, “foi desenhado com a preocupação de valorizar aspectos relacionados com o voluntariado com jovens e idosos” que é, conforme explica, “uma atenção permanente do Xerife Thomas Hodgson nas actividades e programas de integração na sociedade que desenvolve no centro de detenção que dirige em Bristol”.


Por isso mesmo, adianta a Directora Regional das Comunidades, “estão agendados encontros com a Associação Académica da Universidade dos Açores e um pequeno-almoço com cerca de 40 idosos na Casa do Povo dos Arrifes”.



GaCS

Sem comentários: