
A Criatividade e a Inovação são os temas centrais da I Expoartesanato da Macaronésia e do Atlântico, que amanhã se inicia, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada. Esta mostra, da iniciativa do Governo dos Açores, prolonga-se até ao próximo dia 22 de Novembro.
Trata-se de uma iniciativa inovadora com a dupla componente de feira e fórum que assume grande importância para as Regiões insulares e ultraperiféricas da Macaronésia e do Atlântico, particularmente para os Açores, na medida em que é a primeira vez que se realiza um evento desta natureza e de âmbito internacional.
O tema central está associado ao Ano Europeu da Criatividade e Inovação, na medida em que constitui um desafio às produções artesanais e criativas, apelando à sua sustentabilidade económica, capaz de, por si só, gerar riqueza e de influenciar o desenvolvimento social e económico das Regiões.
Cada uma das regiões convidadas indicará um orador para o fórum (18, 19 e 20 de Novembro, entre as 15 e as 17.30), em que, subordinado ao tema global, caracterizará o artesanato da sua região, associando-o a experiências inovadoras desenvolvidas.
A feira terá lugar após o encerramento das sessões do fórum (18, 19 e 20 de Novembro, entre as 18 e as 24 horas; 21 e 22 de Novembro, das 16 às 24 horas), permitindo que os próprios artesãos possam fazer deste evento também um momento de formação e de troca de experiências.
Irão participar neste evento as regiões da Madeira, das Canárias, de Cabo Verde, de S. Tomé e Príncipe, de Santa Catarina do Brasil, da Galiza e de Portugal Continental, para além de 25 empresas artesanais dos Açores. Será um verdadeiro encontro de culturas que tem por denominador comum o artesanato, a criatividade e a inovação.
GaCS/NM







Sem comentários:
Enviar um comentário