sábado, 10 de julho de 2010

Assistentes Operacionais da Saúde são determinantes na prestação de cuidados



Os Assistentes Operacionais da Saúde são um importante alicerce das organizações prestadoras de cuidados e são indispensáveis, no âmbito de um sistema de responsabilidade e humanização dos cuidados de saúde, realçou, esta manhã a Directora Regional da Saúde.

Sofia Duarte falava, em representação do Presidente do Governo, em Ponta Delgada, na abertura dos trabalhos do I Congresso dos Assistentes Operacionais da Saúde dos Açores.

É de sublinhar, refere Sofia Duarte, que estes profissionais enfrentam de modo intenso as vivências de cada utente, muitas vezes com uma aproximação emocional, dando-lhes conforto através do estabelecimento de uma relação empática e de amizade, de modo a que se sintam num ambiente fraterno e solidário.

Nessa linha, a formação assume-se como elemento fulcral para a qualidade da prestação de cuidados, neste sentido o programa de formação que a Direcção Regional da Saúde desenvolve todos os anos, contempla acções de formação em áreas específicas.

São elas a prevenção e combate a incêndios, saúde e segurança no trabalho, suporte básico de vida e limpeza, bem como, higiene e desinfecção e, no corrente ano a humanização da relação com o doente e relações interpessoais e o utente.

Ao nível de acções de intervenção, isto é formação no local de trabalho, têm incidido na problemática do controlo da infecção.

Actualmente, o Serviço Regional de Saúde tem 1382 Assistentes Operacionais de Saúde, dos quais 897 prestam serviço nos hospitais e 485 nas restantes unidades de saúde.

Na ocasião, a Directora Regional da Saúde aproveitou, ainda, para fazer um balanço das estratégias a desenvolver no âmbito do Plano Regional de Saúde.

Assim, já terminou o período de consulta pública dos planos regionais de Saúde Mental e Saúde Materna e Planeamento Familiar, o que significa que estes programas, juntamente com o Programa de Saúde Oral, terão, em breve, os gestores nomeados e estarão prontos a ser implementados.

Quanto ao Plano Regional HIV-Sida será, a curto prazo, submetido a consulta pública, esclareceu a Directora Regional da Saúde.

A finalizar a sua intervenção, Sofia Duarte deixou uma palavra de felicitação a todos os participantes neste congresso que, com o seu conhecimento, dedicação e empenho desenvolvem o seu trabalho, fazendo da profissão uma relação de ajuda autêntica e constante.



GaCS/LM

Sem comentários: