sexta-feira, 9 de julho de 2010

Carlos César diz que está em curso uma revolução no transporte aéreo nos Açores



O Presidente do Governo dos Açores disse esta manhã que “está a ser feita uma revolução muito importante no transporte aéreo da Região.”

Carlos César invocou a construção recente ou em curso de infra-estruturas, a vários níveis e em várias ilhas, para justificar a grande ênfase dada pelo Governo Regional ao esforço de investimento público no sector, “porque as acessibilidades são fundamentais numa região como a nossa.”

Falando após uma visita às obras que decorrem no aeródromo de S. Jorge – no âmbito da visita estatutária que o Governo Regional está a efectuar à ilha – o governante assegurou que o problema das acessibilidades, não sendo fácil, o seu executivo está empenhado em resolver definitivamente.

De resto, Carlos César aproveitou a ocasião para anunciar que há já um acordo com a empresa ANA – estando apenas dependente de um último parecer do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) – para o arranque da iluminação da pista das Flores, o que permitirá a operação nocturna naquele aeródromo.

Para o Presidente do Governo, isso significará uma mudança profunda na sua operacionalidade e uma melhoria significativa no transporte aéreo regional em geral, também com o contributo da requalificação do aeródromo de S. Jorge, a qual, como disse, configura quase a construção de um novo aeroporto e representa um investimento que ronda os 34 milhões de euros.

A empreitada em curso contempla o alargamento da faixa de aterragem dos actuais 30 metros para 45 metros, aumento do comprimento da pista em 110 metros, construção de uma nova torre de controlo e mais uma posição na actual placa de estacionamento de aviões.

Para além disso, a obra inclui também o fornecimento e montagem dos equipamentos necessários ao funcionamento de rádio-ajudas, redes de dados e sistemas de comunicação e gestão de tráfego aéreo, sinalização diurna da pista e montagem do equipamento de sinalização luminosa para voos nocturnos.



GaCS/CT

Sem comentários: