terça-feira, 6 de julho de 2010

Casa Manuel de Arriaga será uma realidade no segundo semestre do próximo ano



A Casa Manuel de Arriaga, um projecto museológico que pretende “fazer a ligação” entre a evocação daquele que foi o primeiro Presidente da República e os ideais e valores da República, será uma realidade no segundo semestre do próximo ano.

A informação foi avançada hoje, na Horta, pelo Director Regional da Cultura durante a cerimónia de assinatura do contrato e do auto de consignação da obra de reabilitação do solar oitocentista onde a 8 de Julho de 1840 nasceu Manuel de Arriaga.

Segundo explicou Jorge Paulus Bruno, o projecto museológico a desenvolver naquele velho solar, hoje praticamente em ruínas, contempla “uma evocação a Manuel de Arriaga”, ainda que não se pretenda fazer daquele espaço uma casa-museu, mas antes “uma casa de evocação de memórias e de ideais”.

“Esta é uma oportunidade que existe, quer em termos de tempo quer em termos de espaço, para fazer uma evocação desses valores”, sublinhou ainda o Director Regional da Cultura, adiantando que os ideais a salientar na futura Casa Manuel de Arriaga “são os ideais e os valores relacionados com a República”.

Jorge Paulus Bruno assegurou também que a Região já dispõe de algum espólio destinado a integrar aquele projecto museológico, mas não relacionado com Manuel de Arriaga, estando contudo o Governo em negociações para o depósito de algumas peças que deverão ficar ali em exposição.

O Director Regional da Cultura lembrou, todavia, que o espólio da República “é um espólio muito vasto”, já que quando nós falamos dos ideais e valores da República estamos a falar, acima de tudo, de um património ideológico que não se expressa materialmente.

De qualquer forma, explicou Jorge Paulus Bruno, o que agora temos que fazer “é tratar de encontrar, através dos técnicos que estão envolvidos neste projecto, a forma de representar isso numa casa”.

Orçada em 900.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, a empreitada de reabilitação da Casa Manuel de Arriaga, hoje consignada à empresa Nascimento, Neves & Filho, Lda., tem um prazo de execução de 240 dias, estando a sua fiscalização atribuída à Arquiangra – Arquitectura e Engenharia, Lda.

O antigo solar dos Arriagas, onde nasceu e viveu até aos 18 anos de idade aquele que viria a ser o primeiro Presidente da República, foi edificado durante a primeira metade do século XIX e está classificado, desde Outubro de 2008, como Imóvel de Interesse Público.

Com a sua recuperação e consequente instalação do respectivo projecto museológico, o Governo dos Açores pretende restituir restituirão aos faialenses e açorianos em geral um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania.



GaCS/FG

Sem comentários: