terça-feira, 13 de julho de 2010

Centro de Radioterapia dos Açores vai evitar a deslocação anual de 600 doentes ao Continente



A entrada em funcionamento do futuro Centro de Radioterapia dos Açores “vai evitar” a deslocação anual de cerca de 600 doentes açorianos ao continente.

A informação é do Secretário Regional da Saúde e foi avançada hoje, na Assembleia Legislativa, durante uma sessão de perguntas ao Governo sobre o sector da saúde, da iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS/PP.

Segundo referiu na ocasião Miguel Correia, a construção do Centro de Radioterapia dos Açores, que está orçada em cerca de 30 milhões de euros, representa por isso um “investimento revolucionário” no sentido de reduzir a deslocação de doentes ao continente português.

O governante disse ainda que a crescente deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital e a futura implementação da telemedicina no arquipélago traduzir-se-ão, também, num “significativo decréscimo” de doentes deslocados inter-ilhas.

Só com a futura implementação da telemedicina, adiantou Miguel Correia, o Governo estima que se possam evitar, por ano, cerca de 6.000 deslocações inter-ilhas, o que se traduziria numa “poupança de cerca de 1,3 milhões de euros”.

Questionado sobre o assunto, o Secretário Regional da Saúde garantiu também que os cortes financeiros no sector da saúde não afectarão a política definida para a redução das listas de espera.

De resto, precisou o governante, mantemos como objectivo, no final do ano, um tempo máximo de espera de 18 meses para as cirurgias.



GaCS/FG

Sem comentários: