sábado, 3 de julho de 2010

Espírito empreendedor e activo vence dificuldades e estimula o desenvolvimento local



Perante o actual contexto social e económico do século XXI, “é bom que as pessoas sintam e tenham confiança no seu futuro e no futuro da sua comunidade, só com espírito positivo é que nós conseguimos vencer as dificuldades, não pode prevalecer um espírito derrotista”, apelou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na Lomba de São Pedro, na Ribeira Grande.

José Contente, que falava na cerimónia de inauguração do Centro Social e Paroquial da freguesia, incitou a comunidade açoriana a deixar prevalecer um espírito empreendedor, com motivação para novos desafios e só assim, acrescentou, “conseguimos vencer as dificuldades para que as nossas freguesias, os nossos conselhos, as nossas ilhas e a nossa Região sejam cada vez mais desenvolvidas, com melhor qualidade de vida e melhor bem-estar para todos”.

O governante transmitiu a receita do sucesso e do dinamismo à população da Lomba de São Pedro, revelando o segredo para um desenvolvimento local mais coeso e solidário. “Temos a certeza que este espaço agora inaugurado possa ser um bloco nessa construção que nós queremos para os Açores, que seja uma casa onde o bem comum seja o principal valor”, referiu.

O membro do Governo visitou o Centro Social e Paroquial, apoiado em 65 mil euros pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos para a sua construção, e elogiou a polivalência que o espaço pode oferecer à população local, funcionando como sede para a catequese, espaço para festas sociais e culturais e outros eventos, estando adaptado com cozinha, bar, sanitários, sala comum e zona de espectáculos.

Além do papel social do Centro, José Contente desafiou os responsáveis pela infra-estrutura a incluírem, com o apoio da tutela, equipamento informático para utilização pública.

“Neste espaço também podem vir a desenvolver-se projectos modernos na área das novas tecnologias da informação e da comunicação, para além das festas populares, este é um espaço polivalente que vai ter várias valências com um objectivo, melhorar a comunidade de São Pedro, dar-lhe outras possibilidades, permitir que esta comunidade cresça de um modo sadio”, afirmou, apelando para que os dirigentes sejam capazes de prosseguir com a preservação dos valores, aliados a tradição, ao desenvolvimento e à tradição.

O governante realçou o contributo das várias entidades – autarquia da Ribeira Grande, Junta de Freguesia, autoridades eclesiásticas e comunidade - sublinhando que as parcerias resultam em prol da satisfação das necessidades das populações, sobretudo as que estão mais longe dos centros urbanos, como é o caso da Lomba de São Pedro.

“A todos aqueles que acreditaram nesta obra e que ainda têm mais projectos para fazer exortamo-los para que tenham força, confiança e para que não se deixem abater pelos profetas da desgraça e por aqueles que vêm sempre na vida pública ou particular mais dificuldades do que oportunidades”, defendeu José Contente.

O Secretário Regional deixou ainda palavras de incentivo para serem desenvolvidos mais projectos em prol das freguesias, dizendo que o Governo Regional está investido de um espírito de” querer fazer sempre melhor pelas nossas comunidades”.

“Nós precisamos de ser uma Região com pessoas que têm força e confiança para podermos evoluir e não para regredir”, transmitiu ainda José Contente.



GaCS/VS

Sem comentários: