sábado, 3 de julho de 2010

Rede Valorizar deverá abranger entre 25 a 35 mil açorianos



O Governo dos Açores pretende abranger, nos próximos anos, através da Rede Valorizar, entre 25 a 35 mil açorianos, em mais de 100 profissões, estando já inscritas mais de três mil pessoas.

Reiterou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante a inauguração das novas instalações da Rede Valorizar em Ponta Delgada, à qual presidiu em representação do Presidente do Governo.

Destinada a todos os cidadãos residentes nos Açores, com idade igual ou superior a 18 anos, a Rede visa, entre outros, assegurar uma oportunidade de qualificação e certificação de nível básico, secundário e profissional, reduzindo, assim, o défice de qualificação da população activa e elevando os níveis de certificação da população adulta. Através da Rede Valorizar será, ainda, possível encaminhar os cidadãos para respostas formativas adequadas às suas necessidades e perfis, bem como desenvolver competências que favoreçam a sua integração e reintegração no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade e progressão na carreira.

Para Ana Paula Marques, a Rede Valorizar vai, assim, certificar o profissionalismo de muitos açorianos, os quais, podem depois registar-se nas Bolsas de Profissionais que o Governo está a implementar pelo Plano Regional de Emprego e que permitirá “um melhor acesso das empresas à contratação de trabalhadores”.

Com esta inauguração, a Secretária Regional defende que o “Governo dá mais um passo na criação de estruturas destinadas à qualificação dos açorianos”, cumprindo, deste modo, “um dos pontos do programa do Governo – a valorização dos açorianos pelo reconhecimento e validação das suas competências e profissionalismo”.

Além de uma maior empregabilidade, o reconhecimento de competências permitirá, no entender de Ana Paula Marques, “uma maior aproximação aos parâmetros do profissionalismo europeu e uma maior qualificação do nosso tecido empresarial”.

Neste contexto, destacou a importância da qualificação dos recursos humanos ao nível das empresas: “por ter recursos humanos mais qualificados, é porventura o factor mais importante, a par da sua organização e competitividade”, realçou a Secretária Regional, que considerou, ainda, ser “as pessoas que fazem a diferença nas empresas, nas regiões e nos países”.

“A ideia de que se pode “criar” emprego por decreto, e apenas com a “introdução de factores económicos e ou financeiros”, demonstra uma visão redutora e deixa de fora o mais importante nesta questão: as pessoas”, acrescentou.

Para Ana Paula Marques, “é preciso fazer muito mais do que dizer ‘é necessário criar emprego’. O emprego cria-se introduzindo qualidade nas empresas, através de recursos humanos mais qualificados, que, por sua vez, melhorando o seu funcionamento, vão gerar mais riqueza e emprego”.

A manutenção dos postos de trabalho, criados nos últimos anos, e a valorização dos recursos humanos, com vista a uma maior competitividade constituem actualmente, segundo a governante regional, “um grande desafio”.

Formar com pertinência e em consonância com as necessidades do mercado de emprego e antecipar estas necessidades para que haja emprego, emprego jovem e de qualidade tem sido, de acordo com a Secretária Regional, a linha de actuação do Governo, que criou nos últimos anos mais de 23 mil postos de trabalho.

Com vista a “uma maior pertinência” do funcionamento da Rede, o Governo está também a envolver as empresas, que queiram aderir à valorização dos seus recursos humanos, várias entidades formadoras e escolas profissionais. Neste sentido, foram celebrados hoje vários protocolos.

Na ocasião foram, também, entregues 14 certificados de aptidão profissional a manobradores de gruas e ainda o diploma ao primeiro utente da Rede Valorizar.

No novo espaço, hoje inaugurado, vai estar instalada uma equipa pluridisciplinar, que integrará professores do ensino regular, psicólogos, sociólogos e técnicos superiores de educação.

A Rede Valorizar funciona a partir de três pólos: Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, bem como em todas as freguesias dos Açores, nomeadamente nos postos de atendimento da Segurança Social, onde podem ser recebidos os pedidos de validação de competências dos açorianos.



GaCS/SM

Sem comentários: