quinta-feira, 15 de julho de 2010

Faial tem novo parque de merendas com vista para o Pico



Cerca de 80.000 euros foi quanto o Governo dos Açores investiu na construção do Parque de Merendas 5 de Outubro, hoje inaugurado na ilha do Faial pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Adjudicada à Empresa Monte Carneiro Construções, Lda. com um prazo de 80 dias, esta empreitada visou a requalificação urbanística de uma sobra de estrada na Rua 5 de Outubro, na freguesia da Matriz, criando simultaneamente no local uma zona de lazer e interesse turístico.

O novo merendário, um dos vários que ultimamente foram construídos junto à rede viária regional na ilha do Faial, está equipado com churrasqueira, chafariz, abrigos, pérgola, instalações sanitárias, mesa de jogos, miradouro, bancos com floreiras, bem como mesas e bancos.

Nas imediações, foi também criado um parque de estacionamento para sete viaturas, delimitado por um passeio com cerca de 40 metros de comprimento.

A zona envolvente foi ajardinada, mantendo-se sempre que possível o coberto vegetal e as plantas existentes, e, ao nível dos acabamentos, foram preconizadas soluções semelhantes às que têm sido utilizadas com sucesso no Faial em outras obras no género e que se integram na paisagem envolvente, mantendo um cariz tradicional.

Foi também construído um muro de protecção à Ribeira da Conceição, o mais próximo possível do talude, e outro confinando com a Estrada Regional de forma a garantir segurança aos utentes daquele espaço.

O miradouro ali situado proporciona, por sua vez, uma visão panorâmica do Salto da Ribeira e do novo cais do Porto da Horta, tendo a ilha do Pico como pano de fundo.



GaCS/FG/SRCTE

Sem comentários: