quinta-feira, 15 de julho de 2010

Governo investe na requalificação das áreas sobrantes das estradas regionais



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos reafirmou hoje, na ilha do Faial, a aposta do Governo na requalificação dos espaços sobrantes das estradas regionais.

Falando na inauguração do Parque de Merendas 5 de Outubro, que se situa na freguesia da Matriz, na cidade da Horta, José Contente referiu que, depois dos grandes investimentos que têm sido feitos nas estradas dos Açores, os quais possibilitaram a reabilitação de mais de 1.000 quilómetros de estradas desde 1997, é tempo de apostar também na requalificação das áreas sobrantes da rede viária regional.

Ainda há algumas estradas cujo estado merece a nossa atenção, tanto mais que a rede viária regional tem cerca de 1.500 quilómetros, mas agora estamos também focalizados na requalificação das suas áreas sobrantes, adiantou o governante.

Quanto ao merendário hoje inaugurado, José Contente disse tratar-se de um investimento de cerca de 80.000 euros que possibilitou a criação de uma zona de lazer e de interesse turístico que está dotada com diversos equipamentos urbanos.

Segundo referiu, até ao momento já foram reabilitados e ou construídos no Faial os miradouros da Ribeira Funda, do Pilar, do Monte da Guia, da Lajinha e do Ribeiro Seco e melhoradas as áreas de estacionamento da Poça da Rainha e da zona pedonal entre a Praia de Porto Pim e as antigas instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas.

Paralelamente, está em curso, na freguesia do Salão, a obra de requalificação de uma área sobrante à estrada regional, num investimento estimado de 30.000 euros, estando ainda programadas para a actual legislatura a reabilitação dos miradouros da Ribeira das Cabras e do Mirante e a construção dos parques de merendas da Lajinha e dos Trupes, no Capelo.

Fazendo um breve balanço aos trabalhos desenvolvido nas estradas do Faial desde 1997, José Contente revelou que, desde então, já foram reabilitados 79 quilómetros de estradas regionais, num investimento de cerca de 20 milhões de euros.

Neste momento, estão em fase de preparação os procedimentos para o lançamento do concurso para o projecto da 2.ª fase da Variante à cidade da Horta, num valor estimado de 100.000 euros, sendo que a construção dessa estrada deverá custar cerca de 5,6 milhões de euros.

No Faial, o Governo prepara-se também para investir cerca de 123.000 euros na pavimentação de diversas áreas destinadas a estacionamento de utilização colectiva, estando esta empreitada em fase de lançamento de concurso.





GaCS/FG

Sem comentários: