quinta-feira, 15 de julho de 2010

Subida ao pico mais alto da República



Numa iniciativa da Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, na noite do dia 3 para 4 de Setembro este departamento do Governo, em articulação com várias outras entidades, promove uma subida ao Pico mais alto da República, actividade que dá início ao programa de comemorações do centenário da República do Governo dos Açores

Na ocasião, num preito de homenagem a Manuel de Arriaga e ao regime que foi implantado em 1910, será hasteada no cume da montanha do Pico, por um grupo de jovens, a bandeira nacional.

A iniciativa destina-se aos alunos do ensino secundário de todo o arquipélago, maiores de 16 anos e com as necessárias aptidões físicas. Para acompanhá-los foram convidados também colegas da Madeira e do Continente, bem como filhos de emigrantes e de imigrantes.

A presença do alpinista de renome internacional, João Garcia, e de outro alpinista, natural de São Jorge, Luís Bettencourt, será um forte estímulo para todos os que se envolverem nesta jornada.

Apesar de limitadas, estão também abertas inscrições a outros cidadãos que poderão ser feitas no Museu do Pico em impresso próprio, pelo telefone 292 679 340 ou pelo email:
museu.pico.info@azores.gov.pt.

A realização desta actividade implica uma acção coordenada entre o Museu do Pico, a Secretaria do Ambiente e do Mar e a Direcção Regional da Educação, que se encarregarão de providenciar a segurança necessária em interacção com os guias da montanha, os professores e os serviços de saúde.

A subida tem início na noite de 3 de Setembro, dia em que será lançado o livro de Manuel de Arriaga Canto ao Pico. Este texto poético, descrevendo as emoções da sua subida à “montanha soberba”, vem acompanhado de um texto introdutório da responsabilidade da Doutora Susana Goulart. Também no mesmo dia, no Núcleo Museu dos Baleeiros, será inaugurada uma exposição em que se entrecruzam excertos deste poema e fotografias sobre a montanha.

Na madrugada do dia 4 terá início a escalada, para que seja possível assistir o Pico mais alto da República ao nascer do sol. No alto da montanha será ainda colocada uma pequena lápide evocativa do acontecimento e lidos os versos daquele que foi o primeiro Presidente da República Portuguesa.

Os participantes nesta subida receberão um certificado de participação e uma t-shirt alusiva ao acontecimento, com simbolismo apropriado.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: