sexta-feira, 9 de julho de 2010

Governo apoia associações juvenis com uma média de meio milhão de euros por ano



O Governo dos Açores investe, em média, 500 mil euros por ano no apoio a associações de juventude.

O número foi revelado esta tarde, nos Rosais, ilha de São Jorge, pelo Secretário Regional da Presidência, que falava na cerimónia de assinatura de um contrato-programa para o co-financiamento das obras da nova sede do agrupamento de escuteiros daquela localidade.

André Bradford enalteceu o trabalho daquela que é a maior associação juvenil da Região, com mais de 80 agrupamentos e quatro mil escuteiros, em todas as ilhas do arquipélago.

Essa relevância, disse, “é assente num saudável equilíbrio e cooperação entre a experiência e dedicação” dos chefes e “a irreverência e voluntarismo” dos jovens escutas.

É por reconhecer o mérito da acção dos escuteiros que o Governo tem correspondido sempre com um “forte apoio financeiro e logístico” que, desde 1997, atinge um valor superior a cinco milhões de euros. Só neste ano, 200 mil euros foram já disponibilizados para apoio à construção de novas sedes do movimento.

André Bradford alertou, no entanto, para as responsabilidades que estes investimentos públicos acarretam para as associações juvenis, que ficam com a obrigação de reforçar o seu trabalho em prol da sociedade e, em alguns casos, rever o seu modelo de financiamento.

A necessidade de “optimizar” os meios empregues nestes apoios, obriga a apostar em actividades “mais inovadoras e geradoras de efectivas mais-valias sociais” o que deve ser visto como “um desafio à nossa forma de realizarmos as nossas ambições e nunca como motivo de desalento”, sublinhou o governante.

É tempo, por isso, de as seis dezenas de associações juvenis existentes na Região, descobrirem “modelos de funcionamento e desenvolvimento de actividades com uma maior auto-sustentação financeira e um mais directo impacto social”, salientou André Bradford.

Nesse âmbito, anunciou, vai ser criado um Roteiro do Associativismo, para divulgar e promover “os serviços que cada associação pode disponibilizar à comunidade”, com permutas e prestação de serviços, “assumindo, deste modo, o Governo dos Açores o seu papel de impulsionador e dinamizador das potencialidades de cada associação”, concluiu o Secretário Regional.

O contrato hoje assinado para o co-financiamento das obras da nova sede do agrupamento de escuteiros dos Rosais envolve uma tranche no valor de 50 mil euros.



GaCS/FA

Sem comentários: