sexta-feira, 9 de julho de 2010

Governo associa-se à cerimónia evocativa do 170.º aniversário do nascimento de Manuel de Arriaga



O Governo dos Açores associou-se quinta-feira à noite, na ilha do Faial, à cerimónia evocativa do 170.º aniversário do nascimento de Manuel de Arriaga, que foi o primeiro Presidente da República Portuguesa.

A cerimónia, que decorreu no Teatro Faialense, numa iniciativa da Câmara Municipal da Horta, contou com a presença, em representação do Presidente do Governo, do Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno.

Esta iniciativa integrou-se nas comemorações do 177.º aniversário da cidade da Horta, que ocorreu no passado dia 4, e foi seguida de um espectáculo de poesia intitulado “Sim, Senhor Poeta… Eu Digo?!”

Advogado, professor, escritor e político, Manuel de Arriaga nasceu na cidade Horta, onde hoje é patrono da Escola Secundária local, a 8 de Julho de 1840, tendo falecido em Lisboa a 5 de Março de 1917. Os seus restos mortais foram transladados a 16 de Setembro de 2004 do cemitério dos Prazeres para o Panteão Nacional, em Lisboa.

Eleito presidente da República a 24 de Agosto de 1911, Manuel de Arriaga exerceu o mandato num período agitado da vida nacional e internacional, acabando por renunciar ao cargo a 26 de Maio de1915, na sequência de um movimento revolucionário.

Já esta semana, o Director Regional da Cultura assinou com a firma Nascimento, Neves & Filho, Lda. o contrato e o auto de consignação da obra de reabilitação do solar oitocentista onde nasceu Manuel de Arriaga, sito à Rua de S. Francisco, na Horta.

Com um prazo de execução de 240 dias, a empreitada de recuperação deste imóvel, que foi classificado de interesse público em Outubro de 2008, está orçada em 900.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.


GaCS/FG

Sem comentários: