sexta-feira, 9 de julho de 2010

Governo inaugurou obras de beneficiação da Reserva Florestal de Recreio das Macelas




O Secretário Regional da Agricultura e Florestas inaugurou, as obras de beneficiação da Reserva Florestal de Recreio das Macelas, na freguesia de Santa Amaro, concelho de Velas, em São Jorge.

Com uma área de cerca de 6,5 hectares e consciente da importância deste espaço para a população, o Governo dos Açores desde cedo fomentou a existência de vegetação, nomeadamente a plantação de cortinas de abrigo e a manutenção e incremento de bosquetes de vegetação endémica, bem como a plantação de espécies ornamentais como plátanos, salgueiro-chorão e outras espécies.

Após a criação oficial da Reserva, “procedeu-se a uma planificação dos trabalhos de forma a tornar aquele espaço condigno ao lazer e recreio, privilegiando o contacto com a natureza”, referiu Noé Rodrigues.

Os trabalhos constaram da construção de cerca de 500 metros em muros de vedação em pedra, foi efectuada a vedação de alguns espaços com estacas e arame num total de 1000 metros e foram plantadas cerca de 300 exemplares de espécies ornamentais como metrosideros, plátanos, camélias e azáleas.

Foi ainda construída uma casa de abrigo para merendas, casas de banho e um depósito de água, para que o espaço pudesse ser utilizado com condições climatéricas mais adversas.

Para servir melhor a população de São Jorge, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas adquiriu e instalou equipamentos de recreio infantil e juvenil, foram criados alguns espaços temáticos como o jardim de exóticas, jardim de endémicas e jardim de rochas, bem como um pequeno circuito pedestre de ligação entre as várias áreas temáticas.

Neste investimento público de cerca de 150 mil euros foram ainda construídos portões em madeira, bem como ao embelezamento da área de merendas e aquisição e instalação de sinalética informativa.

Ainda na ilha de São Jorge, o Governo dos Açores está a proceder a obras de melhoramento da Reserva Florestal de Recreio da Silveira.


GaCS/MS

Sem comentários: