sexta-feira, 9 de julho de 2010

Governo investe 3,4 milhões de euros no abastecimento de água à lavoura de São Jorge



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas inaugurou, na ilha de São Jorge, a Empreitada de construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água ao POA Beira – Rosais, no concelho das Velas, cujas obras constaram da execução dos trabalhos de construção de 14 quilómetros de condutas de abastecimento de água nos caminhos agrícolas do Terreiro da Macela/Parque das Sete Fontes, Canada da Preguiça, Canada da Serroa e Caminho do Farol.

Foram ainda construídos dois reservatórios, o R1 com 1.100 m3, constituído por duas células de 550m3 cada, e o R2, com 550m3, constituído por uma célula de 550m3, a construção de um ponto de abastecimento de água no caminho do Farol e a execução de 287 ramais de distribuição de água à parcela.

A construção destas infra-estruturas agrícolas teve um custo final global de 3,4 milhões de euros e beneficia uma área agrícola global de 935 hectares e cerca de 150 empresários agrícolas do concelho da Velas.

Segundo Noé Rodrigues, “o Governo dos Açores continua a privilegiar a melhoria do abastecimento de água aos agricultores, contando com a colaboração das organizações de produtores e de algumas autarquias locais, reduzindo desta forma os custos de produção das explorações agrícolas e aumentando o rendimento dos produtores”.

Após os estudos de prospecção e localização de furos para abastecimento de água, o governante anunciou que o Governo dos Açores prepara-se agora para lançar a concurso público os trabalhos para a captação de água na ilha.


GaCS/MS

Sem comentários: