quinta-feira, 8 de julho de 2010

Governo organiza primeiro Fórum Ciência Açores para dar a conhecer projectos científicos regionais



No inicio do primeiro semestre de 2011 o primeiro Fórum Ciência Açores vai reunir todos os projectos de investigação científica que integram o Sistema Científico e Tecnológico Regional, anunciou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Sobre esta iniciativa, pioneira na Região, José Contente acrescentou que este encontro da comunidade científica pretende, por um lado, fazer o “diagnóstico ao Sistema Científico e Tecnológico Regional (SCTR) e permitir que haja uma visão estratégica para os próximos anos e, por outro lado, divulgar os estudos e os projectos que integram o nosso plano do SCTR que vão, e devem continuar, a ser fortemente apoiados”.

O Secretário Regional adiantou ainda que o executivo açoriano está a preparar-se para avançar com a reformulação do actual SCTR, nomeadamente na adaptação e criação de novos regulamentos, nova legislação e novos projectos “que enquadrarem e respondam aos novos desafios na próxima década, até ao ano de 2020.

Sobre o Clube Informático da Beira, visitado esta tarde pelo Secretário Regional, no âmbito da visita estatutária à ilha de S. Jorge, José Contente referiu que este, assim como os restantes espaços TIC da ilha, desempenham um papel relevante na comunidade jorgense porque são “ um modo de difundir a cultura tecnológica e facultarem a destreza necessária para a utilização deste tipo de equipamentos informáticos”.

No local o governante constatou que diariamente o espaço TIC é frequentado por cerca de duas dezenas de pessoas, na sua maioria jovens, aumentando a procurar na época das férias escolares, obrigando mesmo ao alargamento do horário de funcionamento.

“A partir de agora este espaço está também disponível para facultar formação a outros estratos etários, nomeadamente a adultos e idosos, para poderem usar os computadores e a internet”, afirmou José Contente, relembrando o papel dos Espaços TIC para reforçar e contribuir para a inclusão digital dos açorianos.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, financiaram em cerca de 470 mil euros, desde o ano 2000, os espaços TIC na ilha de S. Jorge, em ambos os concelhos, Velas e Calheta, um montante significativo que “representa a vontade do Governo Regional em aprofundar a cultura tecnológica através deste tipo de espaços”, acrescentou.



GaCS/VS

Sem comentários: