sexta-feira, 2 de julho de 2010

Intervenção do Secretário Regional da Economia sobre o transporte marítimo de passageiros no Grupo Central




Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, proferida hoje, em Ponta Delgada, na conferência de Imprensa sobre o transporte marítimo de passageiros no Grupo Central:

"O PSD/Açores resolveu falar sobre a política de transportes marítimos de passageiros dos Açores.

Fê-lo, mais uma vez, não para contribuir com algo de positivo, mas para carregar as cores do pessimismo, da crítica destrutiva e da desgraça em que tanto gosta de se movimentar.

Para quem diz que quer ser o maior partido da Oposição é constrangedoramente pouco e preocupantemente mau.

As declarações do PSD/A e a ausência de contributos positivos confirmam que nesta, como em tantas outras áreas, esse partido está sempre do lado do problema.

A realidade demonstra que o Governo continua a estar do lado da solução.

Estar do lado do problema é o PSD/A, faltando à verdade e num acto de irresponsabilidade grosseira, ter afirmado ontem que os navios “Cruzeiro do Canal” e “Expresso das Ilhas” não tinham licença de navegabilidade.

Estar do lado da solução é o Governo ter agido no sentido de salvaguardar que o serviço de transporte marítimo de passageiros no Grupo Central não era interrompido, quer sensibilizando outras entidades para a importância desse facto, quer mobilizando a Atlânticoline para reforçar as ligações nessa área e, assim, garantir que os Açorianos continuam a ter a possibilidade de se movimentar por via marítima nessas ilhas.
Não só em nenhum momento esses navios deixaram de ter essa licença, como a Atlânticoline já desencadeou a operação do reforço de ligações.

Estar do lado do problema é o PSD/A dizer que o serviço de transporte marítimo de passageiros no Grupo Central foi destruído.

Estar do lado da solução é o Governo ter criado as Obrigações de Serviço Público que garantem ligações diárias no Triângulo e ter garantido que continuam a existir ligações à Terceira e Graciosa com a Atlânticoline.

Estar do lado do problema é o PSD/A falar tanto de agora, mas esquecer que foi ele o responsável por ter acabado o transporte marítimo de passageiros nos Açores.

Estar do lado da solução é o Governo ter erguido de novo esse serviço e o mesmo estar a afirmar-se de forma progressiva e a ganhar cada vez mais adeptos entre os Açorianos.
Estar do lado do problema é o PSD/A, num arremedo de comunismo primário, dizer que, numa empresa de gestão privada, o Governo deveria intervir exorbitando os seus poderes e os seus direitos.

Estar do lado da solução é o Governo respeitar a gestão privada, mas responsabilizá-la com penalidades financeiras pelas suas falhas e erros no cumprimento de um serviço público.

É por tudo isto que cada vez mais os Açorianos percebem que o problema do PSD/A é este partido achar que não vale a pena o serviço de transporte marítimo de passageiros nos Açores.

Para o Governo este serviço vai continuar, com um trabalho de melhoria permanente, de responsabilização de todos os intervenientes e para benefício dos Açorianos."



GaCS/NM

Sem comentários: