segunda-feira, 12 de julho de 2010

“Newsletter” destaca assuntos relativos à administração pública regional



A “Prosima” – Projecto de Simplificação e Modernização Administrativa, que tem como objectivo orientar a Administração Pública Regional para uma resposta mais eficaz às necessidades dos cidadãos e das empresas, publica neste mês de Julho a sua “newsletter” correspondente à edição número cinco.

Nesta publicação é referido que o Sistema de Gestão da Direcção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP) obteve certificação de qualidade pela ISO 9001:2008 (Internaciona Organization for Standardization).

A ISO é uma organização não governamental que tem como função promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Desta forma a DROAP tornou-se o primeiro serviço público regional a implementar e ver reconhecido o seu sistema de gestão.

Com a adopção da Norma ISO 9001:2008, este serviço público garante que dispõe de um sistema de gestão e que cumpre, de forma consistente, os requisitos da lei e os compromissos assumidos com as diversas partes interessadas, satisfazendo as necessidades e alcançando as expectativas das mesmas.

A mesma “newsletter” refere, ainda sobre a DROAP, que esta direcção Regional obteve o nível europeu “Commited to Excellence” (comprometido com a excelência).

A distinção foi atribuída no passado dia 7 de Maio, pela EFQM (European Foundation for Quality Management).

Este nível tem como objectivo reconhecer a capacidade que uma organização tem em implementar um conjunto de acções de melhoria, decorrentes de um diagnóstico interno efectuado de acordo com os nove critérios definidos pelo Modelo de Excelência da EFQM.

Nesta edição número cinco é ainda apontada a presença da vice-presidência do Governo Regional, por intermédio da DROAP, no Encontro Internacional de Regiões Europeias que implementaram a ferramenta de gestão da qualidade CAF – Commom Assessement Framework.

O convite foi endereçado pelo Governo Regional de Tessalónica, Macedónia, Grécia, e decorreu nos passados dias 10 e 11 de Junho.

O encontro teve como objectivos a apresentação e discussão de boas práticas de aplicação da CAF a nível regional, bem como a criação de uma rede europeia de regiões que implementaram esta ferramenta.

A publicação deste mês divulga também que o Registo Regional de ONGA´s já está disponível na Internet.

Este registo já está previsto no arquipélago, e apoia assim as organizações não governamentais de ambiente (ONGA), que terão, desta forma, de ser admitidas no Registo Regional de ONGA´s).

O pedido de inscrição neste registo poderá ser efectuado através do portal
http://servicos.sram.azores.gov.pt/DOIT/.

Esta edição inclui ainda a informação de que a EBI de Angra do Heroísmo desenvolveu um portal que pretende simplificar a sua gestão administrativa e pedagógica.

O portal
http://www.ebiah.edu.pt/ foi, desta forma, criado para facilitar o acesso a processos e o acompanhamento, por parte dos encarregados de educação, do desenvolvimento escolar dos alunos.


GaCS/AMP/DROAP

Sem comentários: