quinta-feira, 1 de julho de 2010

Turistas na Montanha do Pico foram resgatados e estão a salvo



Às 16h00 terminou o resgate de três turistas que se perderam na Montanha da Ilha do Pico durante a manhã de hoje. Apenas seis horas depois de ter sido dado o sinal de alarme, os turistas estavam a entrar na Casa da Montanha e em excelente condição física.

O trabalho, coordenado pelos Bombeiros Voluntários da Madalena, com o apoio dos funcionários do Parque Natural de Ilha do Pico, foi especialmente meritório dado que as condições que encontraram na montanha eram adversas com muito vento, nevoeiro e chuva.

Os três montanhistas encontravam-se dentro da cratera, sendo convicção dos Bombeiros que teria sido completamente impossível regressarem sem o socorro efectuado. Esta situação poderia ter sido evitada se os turistas em causa tivessem respeitado o aviso dos funcionários da Casa da Montanha que os aconselharam a não subir. As condições climatéricas eram previsivelmente instáveis, apesar do cenário verificado ser ainda pior do que o previsto.

Os GPS demonstraram, mais uma vez, a sua utilidade já que, sabendo da sua posição, serviram para que os Bombeiros orientassem os montanhistas para local seguro e conhecido, onde aguardaram o resgate. Quotidianamente, os GPS são utilizados para reorientar os montanhistas da ilha do Pico sempre que saem do trilho. Em condições meteorológicas normais, esta acção teria sido suficiente para que os turistas tivessem seguido o seu caminho em segurança.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: