sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vedação da Reserva Natural da Caldeira do Faial



O Governo dos Açores está a vedar a Reserva Natural da Caldeira da Ilha do Faial, numa extensão de 4Km. A importância desta intervenção é fundamental para a estratégia da conservação da natureza no Parque Natural do Faial.

Esta reserva reúne na sua área um conjunto de atributos biológicos e geológicos únicos a nível Europeu e que certamente merecem ser alvo de protecção. A Caldeira do Faial é um dos lugares por excelência dos Açores para observação da flora endémica do arquipélago. Das cerca de 75 espécies existentes, é possível encontrar à volta de 50, o que representa 66 % do nosso património florístico concentrado numa área de 313 ha.

Este património exige uma devida protecção e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem promovido acções de combate ao avanço de flora exótica invasora naquela área, no entanto, a conservação da flora só é efectiva se se assegurar o impedimento do acesso do gado bovino ao interior da mesma, uma vez que este é uma ameaça ao estabelecimento da flora natural dos Açores.

Desta forma o Governo dos Açores salvaguarda não só o património natural bem como evita uma mais acelerada degradação das zonas visitáveis do local, visto que este local, um dos mais interessantes da ilha do Faial, inclui um miradouro e a presença de três trilhos fundamentais na estratégia de sensibilização e divulgação da riqueza natural dos Açores – o Perímetro da Caldeira, a Descida ao Interior da Caldeira e o recente Trilho dos 10 Vulcões. Desta forma pretende-se defender o património natural deste verdadeiro santuário que é a Caldeira.

Com estes passos, o Parque Natural de Ilha do Faial abre caminho para uma nova abordagem ao ambiente dos Açores que alia a intervenção e recuperação do mundo natural a um usufruto com benefícios sociais e económicos.



GaCS/SRAM

Sem comentários: