quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Economia


Na sequência das declarações da presidente do PSD-Açores, sobre transporte marítimo de passageiros, a Secretaria Regional da Economia entende necessário referir o seguinte:


1- É, no mínimo, curioso que quem agora tanto mérito reconhece no transporte marítimo de passageiros, tenha sido incapaz de, quer como Directora Regional dos Transportes (1988-1991), quer como membro de um Governo Regional, fazer o que quer que seja para reactivar um serviço que apenas ressurgiu e se manteve à escala regional, quando os executivos do Partido Socialista assumiram o governo da Região.


2- Assim, a conversa da presidente do PSD-Açores, não passa disso mesmo, conversa! Porque quando teve oportunidades de fazer alguma coisa nada fez e agora ataca quem agiu.


3- Do ponto de vista substantivo, as afirmações do PSD-Açores, revelam, também, um desconhecimento grosseiro, ou engano, sobre o que se passa na Região: não há cópia de nenhum sistema de transporte marítimo de ilhas mediterrânicas. O que existe é um sistema de transporte marítimo de passageiros e viaturas que tem demonstrado estar ao serviço das pessoas, como o aumento verificado, ainda este ano, em mais de 5%, bem comprova o mérito e a utilidade.


4- As contas do PSD-Açores estão, pois, mal feitas. A questão fundamental não está na propriedade dos navios mas sim se eles servem ou não os Açorianos. Ainda assim, é pena que o PSD não se tenha dado sequer ao trabalho de ler e estudar os estudos que existem sobre esta matéria, e que são públicos, e que dão conta que é mais barato para os Açorianos haver navios próprios do que num modelo de fretamento. É para alcançar esses objectivos que o Governo tem trabalhado e vai continuar a trabalhar.




GaCS

Sem comentários: