
A Secretária Regional da Educação presidiu esta tarde à entrega dos prémios Segura Net, atribuídos à Escola Básica Integrada dos Biscoitos e à Escola Secundária Vitorino Nemésio.
O projecto europeu Segura Net, que tem sido dinamizado em Portugal pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), visa a promoção de uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, destinando-se a alunos do ensino básico e secundário, aos respectivos encarregados de educação e professores.
Este projecto chegou aos Açores através da Direcção Regional da Educação e Formação (DREF), em colaboração com a DGIDC.
Na cerimónia de entrega dos prémios, a Secretária da Educação e Formação enalteceu este que é mais um projecto da Direcção de Serviços Pedagógicos da DREF, que “tem uma carteira grande de projectos” sendo este “emblemático da importância e da responsabilidade que temos no mundo globalizado”.
Projectos que no entanto, salientou Cláudia Cardoso, “não seriam possíveis sem o envolvimento das escolas” e sem “o envolvimento dos alunos e dos pais que permitem concretizar aquilo que por vezes é apenas teoria e boas intenções”.
Dirigindo-se aos alunos e pais presentes na sala, a Secretária Regional lembrou que “são vocês que no fundo dão consequência aos projectos”.
Nos Açores concorreram a esta iniciativa 8 escolas, sendo 4 da Terceira, 3 de São Miguel e 1 da Graciosa.
Cláudia Cardoso fez ainda questão de destacar o empenho dos vencedores “neste compromisso e nesta questão da Segura Net e da segurança na internet que é de facto, nos dias que correm, cada vez mais uma questão que devemos ter presente e que também acaba por se repercutir nas vossas famílias. Com os conhecimentos que vão tendo, vão sendo capazes de passar aos outros, às vezes pessoas de outras gerações que não têm tanto convívio com as tecnologias que hoje dominam a vida dos mais jovens”.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário