quarta-feira, 21 de março de 2012

Temporada de Música 2012 reabre já este mês


A Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, apresentará, já a partir deste mês, concertos em todas as ilhas, alguns deles comentados, e de composição variada, incluindo desde recitais a solo e de música de câmara a corais.



A programação para 2012 divide-se em duas fases: a primeira terá lugar entre março e maio, e a segunda entre os meses de setembro e dezembro. Para além dos concertos, continuarão a ser promovidas atividades pedagógicas, através de masterclasses, destinadas a alunos e professores de música, e de outras iniciativas mais direcionadas para um público infantojuvenil. Paralelamente serão publicadas as Páginas da Temporada no periódico Açoriano Oriental.


A divulgação da música contemporânea continua a ser um dos objetivos da Temporada, e este ano, a par dos habituais concertos, será realizada no dia 4 de maio, no Teatro Micaelense, uma mesa-redonda subordinada ao tema “Tendências da música portuguesa nos últimos 50 anos”, que contará com a presença de alguns dos compositores portugueses mais representativos da atualidade. Será igualmente assinalada a efeméride dos 150 anos do nascimento de Claude Debussy, compositor impressionista e grande precursor da música do século XX, cuja obra merecerá especial destaque.


O concerto de abertura da Temporada de Música será marcado pela inauguração do órgão histórico restaurado da Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Angra do Heroísmo, no dia 24 de março, pelas 21h30, com a presença do organista João Vaz.


No próximo mês de abril, ouvir-se-á música antiga pelo agrupamento Segréis de Lisboa, que este ano comemora 40 anos de carreira, e cujo concerto em Ponta Delgada, na Igreja do Colégio, no dia 19, será associado à realização da conferência internacional “Camões e os seus Contemporâneos”, promovida pela Universidade dos Açores. O mesmo espetáculo será posteriormente apresentado na Igreja Matriz da Horta, no dia 21 de abril, pelas 20h30.


Os músicos açorianos são também uma presença regular na Temporada, cabendo este ano ao barítono José Corvelo, natural da ilha das Flores, a realização de dois recitais, acompanhado pelo acordeonista Pedro Santos: um no dia 27, na Igreja Matriz da Calheta, em S. Jorge, e outro no dia 28, no Auditório Municipal da Povoação, em S. Miguel.


A programação para o mês de maio abre com dois concertos da Oficina Musical, um dos principais agrupamentos portugueses de música contemporânea, onde o tema “De Liszt a Messiaen” será comentado pelo compositor Alexandre Delgado, que abordará a evolução das linguagens que conduziram à música da segunda metade do século XX. Estes concertos terão lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, no dia 3 de maio, e em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense, no dia 4.


Na segunda quinzena do mês, serão realizados três concertos com o clarinetista espanhol Cristo Barrios, que será acompanhado pelo pianista inglês Andrew West. O primeiro terá lugar no Auditório Municipal das Lajes do Pico, no dia 17 de maio, o segundo no Auditório do Ramo Grande, no dia 18, na Terceira, e por último, no dia 19, no Auditório Municipal de Velas, em S. Jorge.


Para a segunda fase da Temporada, com início no mês de setembro, destacam-se, entre outros, os recitais de música de câmara com o trio formado por Aníbal Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo) e António Rosado (piano), bem como os recitais de canto e guitarra com a soprano Ana Paula Russo e Carlos Gutkin.


Merecem ainda especial destaque os concertos da Capella Duriensis, com direção de Jonathan Ayerst, nos quais será apresentada uma obra paradigmática da música do século XX, Lux Aeterna, de G. Ligeti, composta em 1966, que se celebrizou no filme “2001 Odisseia no Espaço” de S. Kubrick, e os dois recitais com o pianista Jingge Yan, primeiro prémio no Concurso Internacional Telekom Beethoven 2011.


O concerto de encerramento da Temporada, que decorrerá no dia 1 de dezembro, no Teatro Micaelense, contará com a presença do pianista russo Pavel Gililov e do Quarteto da Filarmónica de Berlim.


A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Cooperativa Cultural MaLA Açoriana Crl, com sede em Ponta Delgada.



GaCS

Sem comentários: