A Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, promove a participação dos Açores na 82ª Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá de 24 de abril a 13 de maio no Parque Eduardo VII.
Tendo em conta que o principal objetivo desta participação consiste em divulgar obras de temática ou autores açorianos, o Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, considera que “esta divulgação contribui para a dinamização do livro e da leitura, ao mesmo tempo que fomenta o conhecimento sobre os Açores no contexto cultural nacional”.
Disponibilizando ao público leitor mais de 300 títulos, o Pavilhão dos Açores reunirá edições da responsabilidade de diversas entidades e instituições que, neste evento, se associam à Direção Regional da Cultura. É o caso da Associação Amigos dos Açores, da Associação Os Montanheiros, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, de Cecília Pinheiro, dos Institutos Açoriano de Cultura, Cultural de Ponta Delgada e Histórico da Ilha Terceira, da Livraria Solmar, do Núcleo Cultural da Horta, do Observatório do Mar dos Açores, da Publiçor, da Universidade dos Açores, da Utilnova e da Veraçor.
A par da venda direta de publicações, o Pavilhão dos Açores apresenta igualmente uma agenda de eventos culturais, que terão lugar no decurso da Feira. Assim sendo, no dia 4 de maio, pelas 18h00, decorrerá uma sessão de autógrafos com o velejador picoense Genuíno Madruga, a propósito de O Mundo que eu vi, obra que o mesmo publicou em 2011.

Outra edição da Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura a merecer destaque é o Roteiro Cultural dos Açores, que será apresentado no dia 11 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão da APEL. Trata-se de um projeto com a coordenação científica do Professor António Machado Pires e produção do Centro Nacional de Cultura, que congrega mais de vinte artigos de reputados especialistas sobre diversos temas relativos aos Açores. A história, a natureza ou a geografia das ilhas são aqui reapresentadas numa obra certamente apelativa a todos os que elegeram os Açores como destino real ou imaginário.
O Pavilhão “Cultura Açores” (E-D39) da 82ª Feira do Livro de Lisboa poderá ser visitado a partir das 17h00 do dia 24 de abril no seguinte horário: de segunda a quinta das 12h30 às 23h00, sexta das 12h30 às 24h00, sábado das 11h00 às 24h00 e domingos e feriados das 11h00 às 23h00. O funcionamento deste pavilhão será assegurado por quatro jovens estudantes açorianos.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário