segunda-feira, 30 de abril de 2012

Governo inicia quarta-feira visita estatutária às ilhas Flores e Corvo - retificada


A empreitada de prolongamento do cais comercial do Porto das Lajes, atualmente em curso,a inauguração do Centro de Processamento de Resíduos das Flores , a assinatura do contrato para requalificação e cobertura do Polidesportivo do Corvo e a apresentação do projeto do Edifício Multisserviços do Corvo marcam a visita estatutária do Governo às ilhas do Grupo Ocidental que decorre de 2 a 4 de maio.


O périplo oficial tem início nas Flores onde Carlos César, para além de visitar a Unidade de Saúde da Ilha e a as obras em curso da empreitada de prolongamento do Cais Comercial do Porto das Lajes, preside à inauguração do Centro de Processamento de Resíduos das Flores.

Ainda nas Flores, será lançado o Guia do Parque Natural das Flores. O PNF é um instrumento de gestão territorial das áreas ambientalmente protegidas da ilha, tendo sido criado pelo Governo Regional em 2011. Ocupa cerca de um terço da superfície da ilha das Flores e encerra em si um conjunto de valores únicos e de invulgar beleza. Possui as maiores e mais bem conservadas turfeiras arborizadas do atlântico Norte. Este instrumento tem por base o conceito de desenvolvimento sustentável de modo a compatibilizar a presença humana com a conservação e preservação deste importante património ambiental, que assume particular relevância no Planalto Central, o que levou à classificação da ilha das Flores como Reserva da Biosfera da UNESCO em Maio de 2009. O Guia do Parque Natural das Flores foi elaborado por colaboradores do Parque, para que seja possível percorrer e desfrutar de toda a biodiversidade e geodiversidade existentes no Parque Natural das Flores, e para que se possa experimentar e conhecer uma incursão na natureza virgem e selvagem que o caracterizam e que dificilmente se poderá encontrar noutro local.

A comitiva Governo Regional chega ao Corvo ainda na tarde de terça-feira. Ainda nesse dia, às 19H00, o Presidente do Governo visita a obra de construção da Torre de Controlo do Aeródromo.

No dia seguinte, Carlos César preside à assinatura do contrato para requalificação e cobertura do Polidesportivo da Ilha do Corvo. O projeto, da responsabilidade conjunta do Governo Regional e da Câmara Municipal do Corvo, prevê a requalificação do pavimento e da bancada existentes, a construção de instalações sanitárias destinadas ao público e balneários destinados a jogadores e a execução de uma nova cobertura em estrutura metálica, com a cobertura em painel tipo “ondutherm”.

Ainda antes do término da visita estatutária, Carlos César preside à apresentação do projeto do Edifício Multisserviços da Ilha do Corvo. A Loja RIAC atualmente existente, que será substituída pelo novo Edifício, efetuou durante o ano de 2011 mais de 2800 atendimentos, uma média de 11 atendimentos por dia, o que é um indicador claro da constante procura dos serviços por parte dos cidadãos que encaram, cada vez mais, a RIAC como uma forma cómoda e eficaz de se relacionarem com a Administração Pública.

A nova estrutura permitirá à RIAC melhorar não só as condições de trabalho para os funcionários, mas também, as condições de atendimento para todos os utentes. Este projeto representa um investimento total de aproximadamente 200.000 euros na ilha do Corvo.





GaCS

Sem comentários: